...

Atestado médico da doméstica abona falta?

Segundo a CLT, o atestado médico da doméstica abona falta, servindo como justificativa para a ausência no trabalho. O tempo de afastamento pode ser de horas, dias, semanas ou meses, a depender do período necessário para plena recuperação da saúde da empregada.

Atestado medico da domestica abona falta
Conforme a CLT determina, o atestado médico da doméstica abona falta e não pode ser descontado do pagamento pelo empregador — Foto: Freepik.

No decorrer da relação trabalhista, diversas situações inesperadas podem pegar o empregador de surpresa. Uma delas é o adoecimento ou acidente da empregada, deixando-a inapta temporariamente para o exercício de suas funções.

Então, para sua plena recuperação, a profissional deve apresentar um atestado médico que comprove sua condição e a necessidade de um afastamento temporário de seu trabalho. Mas será que o atestado médico da doméstica abona falta?

Para acabar com essa dúvida e te ajudar com todos os detalhes, preparamos este conteúdo completo especialmente para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

O que é e como funciona o atestado médico para empregada doméstica?

O atestado médico da empregada doméstica é um documento que comprova uma condição da empregada, decorrente de doença ou acidente, e a necessidade de seu afastamento temporário.

Ou seja, trata-se do informe, emitido por um profissional médico, de que a empregada está inapta para exercer suas atividades. O período de afastamento pode ser de horas, dias, semanas ou meses — entendido como necessário para a recuperação da profissional.

Vale lembrar que o atestado médico não é igual à declaração de comparecimento. Enquanto um expressa a necessidade de afastamento por questões de saúde, o segundo apenas registra o tempo no qual a empregada esteve no hospital ou consultório.

Como comprovar a veracidade de um atestado médico?

Se você estiver em dúvidas quanto a veracidade do atestado médico da sua empregada, existem alguns meios para verificar sua veracidade.

  • Checar o CRM do médico;
  • Conferir a especialidade do profissional;
  • Encaminhar o empregado a um médico do trabalho.

Atestado médico da doméstica abona falta?

Sim, segundo a CLT, o atestado médico da doméstica abona falta. Afinal, o documento comprova que a empregada está temporariamente inapta para o exercício de suas atividades, decorrente de

Então, o empregador não pode descontar, em hipótese alguma, os dias de afastamento mediante atestado do salário da doméstica.

Como funciona o auxílio-doença da empregada doméstica?

O auxílio-doença da empregada doméstica pode ser previdenciário ou acidentário. O benefício é pago pela Previdência Social, mediante perícia médica própria que ateste a incapacidade para a prestação de serviços.

Então, para ter acesso ao auxílio-doença, a empregada deve atender aos seguintes critérios:

  • Carência: é preciso 12 contribuições mensais.
  • Qualidade de segurado: todas as domésticas que contribuem para o INSS e têm direito à cobertura previdenciária.
  • Incapacidade para o trabalho: o auxílio-doença é devido ao segurado incapaz de exercer seu trabalho por mais de 15 dias.

Saiba mais:

Atestados que abonam falta no emprego doméstico

Segundo a Lei n. º 5452/43, as faltas justificadas são previstas para alguns casos, mediante atestado comprovatório:

  • Casamento: após o matrimônio, o empregado doméstico tem até 3 dias consecutivos assegurados para ficar ausente do trabalho.
  • Falecimento: O empregado doméstico tem 2 dias de ausência em caso de falecimento do cônjuge, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica.
  • Nascimento dos filhos: por lei, a empregada doméstica tem assegurada a licença maternidade que garante estabilidade desde a concepção da gravidez. Esse período compreende o prazo de até 120 dias após o parto. Já a licença paternidade é de 5 dias de afastamento remunerado assegurados por lei.
  • Acompanhamento médico: a empregada pode se ausentar por até 2 dias para acompanhar consultas médicas e exames durante o período de gestação do cônjuge, tendo até 1 dia no ano para acompanhar o filho de até 6 meses.
  • Doação de sangue: o empregado que for doador voluntário tem direito de 1 dia de ausência a cada doze meses de trabalho em caso de doação de sangue comprovada.
  • Alistamento militar: quando o empregado estiver no período de serviço militar, ele tem o direito de se afastar durante todo o processo.
  • Vestibular: na data de realização do vestibular, o empregado tem a falta abonada, mas é preciso que ele leve o comprovante ao empregador.
  • Comparecimento ao tribunal: para fins judiciários, o empregado pode se ausentar o tempo que for necessário.

Quantos dias a doméstica pode ter de atestado antes de ser afastada pelo INSS?

Conforme as novas regras publicadas em junho de 2020, a empregada doméstica pode ficar até 15 dias afastada sem dar entrada no INSS. Assim, durante este período, é o empregador que paga a ausência.

Como lançar atestado médico no eSocial?

Para lançar atestado médico no eSocial Doméstico, o empregador deve:

  1. Acesse o eSocial Doméstico;
  2. Vá para a aba “Trabalhador” e clique na opção “Afastamento temporário”;
  3. Selecione a empregada afastada;
  4. Clique em “Registrar afastamento”;
  5. Informe a data e o motivo do afastamento.

Faça a melhor gestão de sua empregada doméstica

Ao longo de todo o seu tempo como empregador doméstico, é comum se deparar com dúvidas e dificuldades. Afinal, os detalhes — como saber se atestado médico da doméstica abona falta — são cruciais e evitar grandes problemas.

Então, que tal contar com uma ajuda especializada em trabalho doméstico?

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Então, para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.