...

Contrato de Empregada Doméstica em Jornada Parcial: veja como funciona

O contrato de empregada doméstica em jornada parcial rege toda a relação trabalhista e específica o caráter não integral de sua carga horária. Por isso, além de informações sobre o trabalho, como local e valor salarial, o empregador deve determinar os horários de trabalho da profissional, com limite de 25 horas semanais.

Em meio à correria do dia a dia, a contratação de uma empregada doméstica pode ser a solução que muitas famílias precisam para manter os cuidados com seu lar. Contudo, nem sempre a profissional precisa ficar todos os dias, durante todo o horário comercial na residência do contratante.

Nestes casos, a admissão de uma doméstica por meio período pode ser a melhor opção para a família, de acordo com suas rotinas e necessidades próprias. Então, como fazer o contrato de trabalho dessa profissional? Quais são as disposições legais?

Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo para você. Continue conosco até o final e descubra como elaborar um contrato de empregada doméstica em jornada parcial. Boa leitura.

contrato de empregada domestica em jornada parcial
O contrato de trabalho para empregada doméstica com jornada parcial considera as profissionais que atuam por até 25 horas semanais — Foto: Freepik.

Contratação da empregada doméstica

Para contratar uma empregada doméstica em jornada parcial, o contratante deve seguir 3 processos fundamentais:

  • Elaboração do contrato de trabalho;
  • Assinatura da CTPS;
  • Registro no eSocial Doméstico.

Em todos, o empregador deve evidenciar o caráter parcial da jornada de trabalho. Assim, registra-se a contratação apenas por meio período, pressupondo o ajuste salarial segundo a carga horária.

Além disso, todas as etapas são previstas por Lei, garantindo a legalidade da relação trabalhista perante o governo e assegurando os devidos direitos da profissional.

Confira todos os processos aqui: Como Registrar Empregada Doméstica?

Contrato de empregada doméstica em jornada parcial

O contrato de trabalho é o documento que formaliza e rege a relação trabalhista entre o contratante e a doméstica. Por isso, é preciso registrar todas as regras, detalhes, limites e responsabilidades de cada parte.

Desse modo, as principais informações do contrato de trabalho são:

  • Dados pessoais: nome, n.° do documento, etc;
  • Cargo e função;
  • Salário;
  • Carga horária e tipo de jornada de trabalho;
  • Local de trabalho e outras informações relevantes.

No caso do contrato de empregada doméstica em jornada parcial, o contratante deve determinar quais são os dias e os horários de trabalho. Portanto, o modelo de jornada seguido pela profissional será a parcial.

Não se esqueça que ambas as partes — empregador e empregada — devem assinar o documento, a fim de demonstrar reconhecimento de todas as cláusulas.

Documentos para elaborar o contrato de empregada doméstica com jornada parcial

Para elaborar o contrato de empregada doméstica com jornada parcial, que atua por até 25 horas semanais, o contratante deve ter os seguintes documentos em mãos:

  • Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Cartão de inscrição no PIS;
  • Certificado de Reservista, se menor de 45 anos;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento, se for o caso;
  • Foto 3 × 4;
  • Declaração de dependentes para fins de Imposto de Renda na fonte;
  • Declaração de rejeição ou de requisição do vale-transporte;
  • Exame admissional — não obrigatório, mas recomendado.

Documentos que o empregador não pode solicitar

Existem alguns documentos e informações que o empregador não deve solicitar à doméstica. Afinal, estes dados são tidos como ato de discriminação, de modo que não podem ser abordados durante a admissão da trabalhadora.

São eles:

  • Certidão negativa de ações trabalhistas;
  • Certidão negativa da Serasa ou do SPC, ou cartório de protestos;
  • Exames que comprovem esterilização ou gravidez;
  • Exame de HIV.

Jornada parcial da empregada doméstica

A jornada parcial da empregada doméstica é aquela que não segue o modelo integral de carga horária. Por isso, este tipo de jornada possui um limite de até 25 horas semanais.

O empregador pode distribuir as horas de trabalho pelos dias da semana, conforme a sua necessidade pela prestação de serviços. Contudo, atenção: para considerar-se como trabalho doméstico, a profissional deve atuar por, no mínimo, 3 dias na semana para o mesmo empregador.

Além disso, a doméstica em jornada parcial tem direito a uma pausa intrajornada caso sua carga horária ultrapasse às 4 horas diárias. Neste caso, o intervalo é de 15 minutos, a fim de que ela cuide de suas necessidades pessoais.

A jornada parcial da doméstica é prevista pela Lei Complementar 150, que rege o trabalho doméstico. Conforme o texto legal:

Art. 3.º Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda 25 (vinte e cinco) horas semanais.

Por isso, o contratante deve especificar não apenas o caráter parcial da jornada de trabalho, mas também quais são os horários de atividade e os dias na semana.

Você pode se interessar:

Exemplos de jornada parcial

Dias de atividade na semanaCarga horária diáriaTotal de horas na semana
5 dias5 horas25 horas/semana
6 dias4 horas24 horas/semana
3 dias6 horas18 horas/semana
6 dias3 horas18 horas/semana

Multa por não assinar contrato de empregada doméstica em jornada parcial

Caso o empregador contrate uma profissional, mas não elabore um contrato de empregada doméstica em jornada parcial, ele fica passível de ações e processos trabalhistas. Afinal, tratando-se deu uma das etapas de admissão, entende-se que a empregada que atua sem contrato de trabalho é informal e irregular.

Além do contrato de trabalho, o empregador também deve assinar sua carteira de trabalho e registrá-la no eSocial Doméstico. A multa pela não assinatura da CTPS varia de R$800,00 a R$3.000,00, conforme o porte da empresa. Em caso de reincidência, o valor pode dobrar.

Por isso, o contrato de trabalho é parte fundamental para evitar ações trabalhistas de empregada doméstica, garantindo a segurança legal mútua e os direitos da trabalhadora.

[BÔNUS] Como fazer o controle de horários da empregada doméstica em jornada parcial

O controle de ponto da empregada doméstica é parte fundamental da rotina, tanto da profissional quanto do contratante. Afinal, a ação é prevista pela Lei das Domésticas, e pode ser realizada de 3 maneiras:

  • Manual: o empregador disponibiliza uma folha ou planilha para a empregada anotar todos os seus horários de trabalho à mão;
  • Mecânico: no local de trabalho, uma máquina fica responsável pelo registro de ponto mediante inserção de um cartão pela trabalhadora;
  • Eletrônico: o contratante conta com um software especializado que registra os horários de entrada, saída e pausas da empregada e os armazena na nuvem. Além disso, o sistema calcula automaticamente o total de horas normais e extras de trabalho.

Você pode se interessar: Por que fazer o Controle de Ponto do Empregado Doméstico?

Para fazer o melhor registro de ponto da empregada doméstica, você pode contar com o Hora do Lar. Basta que você disponibilize o código QR para sua empregada e, sempre que ela quiser abrir ou fechar o ponto, basta que ela o escaneie com o aplicativo Hora do Lar.

Além disso, você tem acesso aos dias e horários de trabalho, total de horas de atividade, horas normais e extras e muito mais. Confira o que o HDL pode fazer por você e simplifique o registro de ponto da doméstica.

Gestão da empregada doméstica em jornada parcial

Com apenas alguns dias e menos horas de trabalho, fazer uma gestão eficiente da profissional em jornada parcial pode ser um desafio ao contratante. Afinal, em meio a uma rotina corrida e agitada, lembrar de todos os detalhes pode ser complicado.

Então, que tal contar com uma plataforma especialista em trabalho doméstico?

O Hora do Lar cuida de muito mais além do controle de ponto. Com um sistema completo e inteligente, você faz a melhor gestão de suas empregadas domésticas com praticidade e segurança em todos os processos trabalhistas.

Para isso, o Hora do Lar oferece uma série de ferramentas e funcionalidades úteis e práticas como:

  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e faça o melhor gerenciamento de suas profissionais domésticas. Cadastre-se agora mesmo!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.