...

Afinal, Cuidador de Idosos em Viagem, é Permitido ou Não? Confira!

O cuidador de idosos é considerado empregado doméstico quando a sua atuação se dá no âmbito familiar. Portanto, todos os direitos assegurados pela PEC das domésticas, lhe são válidos, inclusive as regras para levar o cuidador de idosos em viagem.


No mundo de empregador, várias dúvidas e das mais diversificadas podem surgir, não é mesmo? Como por exemplo, saber como abordar o empregado para dizer que você precisa que ele lhe acompanhe numa viagem, ou saber se você como empregador têm o direito de solicitar isso.

Este artigo é para você, que precisa ter um cuidador de idosos sempre por perto. Continue a leitura e fique por dentro de como resolver essa situação.

Cuidador de Idosos em Viagem

O que faz um cuidador de idosos?

O cuidador de idosos têm se tornado cada vez mais popular entre as famílias brasileiras. Pesquisas apontam que essa é a profissão que mais cresceu nos últimos 10 anos. Isso tudo relaciona-se com o envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida.

Dentre várias funções, resume-se que basicamente a função de um cuidador é atender as necessidades do idoso como: higiene, alimentação, remédios e etc. Com isso, a jornada de trabalho deve ser previamente acordada pra que os horários e turnos estejam de acordo com a necessidade do idoso.

Cuidador de idoso é empregado doméstico?

Caso o cuidador de idosos seja contratado para atuar no âmbito familiar, ele é considerado sim um empregado doméstico. Nestes casos o registro deve ser feito em carteira e todos os direitos assegurados por lei, lhe são conferidos. Como:

  • férias acrescidas de 1/3 do salário;
  • 13º salário;
  • descanso semanal remunerado;
  • auxílio doença;
  • salário maternidade;
  • FGTS;
  • aviso prévio.

Além do registro em carteira, é necessário o cadastramento no eSocial, como é feito com a empregada doméstica e demais empregados. Com isso, também obriga-se o empregador ao recolhimento da guia DAE, com todos os encargos trabalhistas.

Posso levar o cuidador de idosos em viagem?

Sim, o cuidador pode ir em viagens, desde que haja disponibilidade por parte do empregado, e sejam cumpridos alguns requisitos da lei, como:

  • adicional de 25% sobre a hora trabalhada durante a viagem ou;
  • crédito de banco de horas correspondente a 25% do número de horas efetivamente trabalhadas durante a viagem.

Existem um termo de acompanhamento que precisa ser preenchido. No qual conste o tempo de viagem, remuneração e demais especificidades. Neste período também é mantida a obrigatoriedade do controle de ponto.

Ou seja, já que o empregado continua exercendo suas atividades mesmo em outro ambiente, cabe o empregador controlar a jornada e consequentemente saber se haverá pagamento de horas extras ou adicionais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como solicitar ao cuidador de idosos que viaje junto?

Essa já é uma questão bem particular, pois sempre aconselhamos que o empregador utilize duas coisas: a legislação e o bom senso.

O que isso quer dizer? Quer dizer que se a legislação permite que o empregado doméstico acompanhe em viagens, não significa que ela obriga a presença do cuidador de idosos em viagem.

De acordo com a Lei Complementar nº 150:

§ 1o O acompanhamento do empregador pelo empregado em viagem será condicionado à prévia existência de acordo escrito entre as partes.

Com isso, a melhor maneira é avisar previamente o funcionário. Comunicar as datas e local, bem como deixar claro no Termo todos os detalhes sobre o assunto. Desta forma, será acordado ou não a viagem.

E como ficam as despesas de viagem?

Recorrendo novamente à Lei:

Art. 18. É vedado ao empregador doméstico efetuar descontos no salário do empregado por fornecimento de alimentação, vestuário, higiene ou moradia, bem como por despesas com transporte, hospedagem e alimentação em caso de acompanhamento em viagem.

Sendo assim, toda as despesas de alimentação, hotel, passagens e os gastos com a viagem, são obrigação do empregador. Por isso, muito importante colocar na ponta do lápis tudo isso antes de solicitar o acompanhamento do cuidador de idosos em viagem.

OBS: importante deixar claro que presentes e compras eventuais, por parte do empregado, não contabilizam as despesas de viagem!

Como gerenciar o empregado fora do ambiente doméstico?

Na hora de planejar uma viagem existem mil coisas pra resolver e gerenciar o empregado doméstico no meio de tudo isso, pode ser um grande tormento!

Já imaginou você, enquanto observa o mar e se delicia com uma bebida gelada, lembra que precisa conferir se o empregado já cumpriu as horas corretamente? Se já fez o horário de almoço corretamente? Ou se está fazendo horas extras? Péssimo cenário.

Por isso, aconselhamos que você utilize a tecnologia a seu favor. Existem apps que te ajudam a gerenciar o controle de ponto do cuidador de idosos em viagem e em qualquer lugar!

Conheça o HDL, assine o newsletter e veja como simplificar a sua vida!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.