);

Sabemos que os idosos requerem uma atenção especial para que eles possam manter a qualidade de vida. Diante das circunstâncias, muitas vezes se torna essencial contar com o auxílio de um cuidador de idosos.

Contudo, saber como gerenciar a rotina de trabalho de um cuidador de idosos pode se tornar uma grande dúvida. Afinal, cada família conta com as suas particularidades e o ideal é conduzir o profissional a fim de evitar problemas.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir como gerenciar a rotina de trabalho do cuidador de idosos, para que ele atenda às necessidades de sua família, acompanhe o post que vamos apresentar diversas dicas. Continue a leitura e confira!

Cuidador de idosos

Faça uma lista com as tarefas que devem ser feitas diariamente

Inicialmente, o ideal é definir os horários nos quais o cuidador de idosos deve realizar o seu trabalho. Depois, para que o profissional realize todas as tarefas que são necessárias sem se esquecer de nenhuma, é válido determinar em uma lista, o quê deve ser feito em cada dia, como:

  • compras em farmácia e no supermercado;
  • apoio à prática de atividades físicas;
  • acompanhamento em consultas médicas;
  • acompanhamento em shoppings, restaurantes, bancos;
  • dias para ir a centros onde realizam cursos.

Além disso, já é interessante determinar como proceder em casos de problemas de saúde que acarretem internação do idoso. Inclusive, definindo um cronograma de acompanhamento hospitalar, a fim de evitar que ele fique sozinho enquanto estiver internado.

Crie um planejamento a longo prazo do que deve ser feito

Além de fazer uma lista com as tarefas que devem ser feitas diariamente, outra atitude interessante é criar um planejamento mais longo, para que o cuidador de idosos já tenha uma noção de qual deve ser a programação mensal, por exemplo.

Nessa programação, é possível determinar a responsabilidade de cada um e dispor, por exemplo, os horários de todos os remédios que devem ser tomados diariamente, os dias de consultas e exames médicos, entre outros. Ou seja, se trata de um planejamento a longo prazo que tem o objetivo de informar ao cuidador de idosos as suas principais atividades.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Se comunique frequentemente com o cuidador de idosos

É fundamental manter uma comunicação frequente com o cuidador de idosos, inclusive nos casos de famílias nas quais mais de uma pessoa está envolvida na rotina de cuidados. Trata-se de uma medida fundamental para manter o diálogo e a comunicação abertos e para acertar todos os detalhes acerca do trabalho.

É preciso ter em mente, inclusive, que divergências podem aparecer — como com relação a horários —, mas que é fundamental ter conversas de maneira franca para ser possível encontrar um ponto comum entre todos os familiares e o profissional que cuida do idoso.

É interessante, até mesmo, que todos os familiares sejam informados de maneira simultânea sobre o trabalho do cuidador de idosos, para que todos tenham ciência e concordem acerca do que é realizado.

Cálculo de Férias e Rescisão para Cuidador de Idoso
Turnos para Cuidadores de Idosos

Tenha ciência sobre os lugares preferidos do idoso

Os idosos, em geral, costumam ter os seus locais preferidos e, nesse momento da vida, a recomendação é evitar deslocá-lo desses lugares. Para tanto, é importante esclarecer ao cuidador de idosos sobre essas informações.

É preciso considerar os desejos dos idosos, inclusive, daqueles que dependem integralmente de auxílio ou dos que necessitam de tratamentos específicos, respeitando os desejos do indivíduo. Já que muitas pessoas preferem contar com o auxílio de cuidadores profissionais, em vez de irem para um lar para idosos, a fim de evitar a mudança de ambiente e, consequentemente, possíveis reações não previstas.

Trata-se de um dos pontos fundamentais, porque é importante, justamente, fornecer ao idoso todos os cuidados que são necessários no conforto de seus locais preferidos — como a sua casa —, sem afastá-lo de seu bem-estar, visto que se trata de uma medida que a ajuda a se adaptar de maneira mais fácil à sua nova rotina de cuidados e, ainda, a ajuda a se sentir mais confortável e seguro.

Conte com a ajuda de ferramentas tecnológicas

O controle dos funcionários também é uma tarefa a mais que os familiares precisam lidar. Essa situação é ainda mais agravada nos casos em que o idoso mora sozinho e, consequentemente, os familiares não conseguem monitorar de perto a jornada de trabalho dos cuidadores.

Contudo, hoje em dia, em um mundo que está cada vez mais digitalizado, existem ferramentas tecnológicas que são capazes de ajudar de maneira significativa as pessoas que optam por resguardar o idoso em casa, o mantendo perto de seus familiares, com a ajuda de um cuidador de idosos.

O aplicativo Hora do Lar, que conta com um sistema que permite que o usuário tenha conhecimento, em tempo real, se o idoso foi deixado sozinho em algum momento durante a troca de turnos dos cuidadores ou, até mesmo, se um dos profissionais está realizando horas extras em razão do atraso de outro.

Além disso, no aplicativo, os cálculos de salário, adicionais noturnos e horas extras — que costumam ser complexos — são realizados de maneira automática e o sistema ainda pode notificar ao usuário acerca do pagamento de tributos e da remuneração de cada funcionário.

Registro e Documentação do Cuidador de Idosos

Ainda, é válido ressaltar que, ao contratar um profissional, é imprescindível emitir um contrato de trabalho que especifique, de maneira detalhada, a relação trabalhista entre as partes e arquivá-lo. Assim como é importante emitir e arquivar os recibos de pagamentos assinados pelo cuidador.

Aqueles que utilizam o aplicativo Hora do Lar também não precisam se preocupar com esses detalhes. Dado que eles recebem toda a documentação necessária já preenchida (conforme a opção feita) e precisam apenas imprimir, assinar e arquivar os documentos.

Agora que você já conhece as nossas dicas sobre como gerenciar o trabalho do cuidador de idosos, coloque as nossas dicas em prática e baixe o aplicativo Hora do Lar, a fim de auxiliá-lo nessa tarefa.

Se você deseja saber mais detalhes sobre o trabalho do cuidador de idosos e conhecer o aplicativo Hora do Lar, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Guia de Contratação para Enfermeiro do Lar

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *