...

Direitos Trabalhistas do Cuidador de Idoso

Confira neste artigo quais são os direitos trabalhistas do cuidador de idoso e como o empregador deve fazer para garanti-los. Boa leitura!

Cuidador de idoso é empregado doméstico?

Muito se sonda sobre esse assunto, pois tanto empregador quanto cuidador de cuidoso não sabem ao certo se essa função pertence à categoria doméstica. Primeiramente, para solucionar esta questão é importante entender o que caracteriza o emprego doméstico. A Lei n.º 5.859, de 11 de dezembro de 1972, no 1° artigo, diz:

Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas, aplica-se o disposto nesta lei.

Desta forma conclui-se que o cuidador de idoso é um empregado doméstico. Justamente por atender todos os critério que formam a categoria.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Registro em carteira

Para a relação trabalhista atender os parâmetros legais, é fundamental que o registro em carteira seja feito logo na primeira etapa de contratação do cuidador de idoso.

Cadastro no eSocial

Após o registro em carteira de trabalho, o próximo passo é fazer o cadastro do empregador e cuidador de idoso no eSocial doméstico. O processo é simples, porém, extremamente necessário, pois será neste sistema que o empregador irá gerar mensalmente a Guia DAE. Antes de falar sobre a Guia, vamos mostrar como fazer o cadastro no eSocial doméstico.

Cadastro no empregador no eSocial

Para efetuar o seu cadastro o empregador deve acessar o site oficial do eSocial Doméstico e ter em mãos os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Recibo de entrega das duas últimas declarações do Imposto de Renda;
  • Título de eleitor.

Em síntese, ao informar o CPF e a data de nascimento, o sistema verifica na base de dados do Imposto de Renda a existência ou não de declaração e disponibiliza a tela para preenchimento dos campos complementares para o empregador, que poderá ser o recibo de entrega do Imposto de Renda ou título de eleitor caso não tenha realizado declarações nos últimos 2 anos.

Cadastro da empregada doméstica no eSocial

Basicamente, para cadastrar o cuidador de idosos no sistema do eSocial doméstico, o empregador deve recolher alguns documentos. São eles:

  • CPF.
  • Data de nascimento.
  • Data de admissão.
  • País de nascimento.
  • Número do NIS (NIT/PIS/PASEP).
  • Raça/cor.
  • Escolaridade.
  • Número, série e UF da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
  • Se o trabalhador recebe aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
  • Endereço de residência do trabalhador.
  • Tipo de contrato (indeterminado ou determinado).
  • Cargo.
  • Salário e periodicidade de pagamento (por hora, dia, semana, quinzena ou mês).
  • Jornada contratual.

Após recolhidas estas informações basta somente preenchê-las dentro da Plataforma do eSocial e pronto o empregado foi registrado e está regularizado segundo a PEC das Domésticas.

Recolhimento da Guia DAE

Com os cadastros devidamente realizados, o empregador passa ter a responsabilidade de recolher mensalmente os encargos trabalhistas que estão todos juntos na Guia DAE. Esta Guia é basicamente composta por:

  • FGTS – equivalente a 8% do salário do trabalhador;
  • FGTS – Reserva Indenizatória da perda de emprego – 3,2% do salário do trabalhador (depósito compulsório);
  • Seguro contra acidentes de trabalho – 0,8% do salário;
  • INSS devido pelo empregador – 8% do salário;
  • INSS devido pelo trabalhador – de 8% a 11%, dependendo do salário;
  • Imposto de Renda Pessoa Física – se o trabalhador receber acima de R$ 1.903,98;

Direitos trabalhistas do cuidador de idoso

Os direitos trabalhistas são adquiridos mediante aos passos citados logo acima, ou seja, para que o cuidador de idoso seja assistido integralmente com os direitos o empregador deve regularizá-lo corretamente com o registro em carteira e o cadastro no eSocial. Desta forma são direitos do cuidador.

Férias acrescidas de 1/3

Tem direito a 30 dias de férias remuneradas o empregado registrado e que completou 12 meses de trabalho.

13° salário

O 13° salário do empregado doméstico é um benefício concedido como bonificação ao final do ano. Onde é dado ao trabalhador um 

Descanso semanal remunerado

Basicamente, descanso semanal remunerado (DSR) é a folga concedida ao empregado após seis dias consecutivos de trabalho, sem nenhum desconto salarial.

Auxílio doença

O auxílio doença do empregado doméstico é um benefício concedido através do INSS ao trabalhador com incapacidade para o trabalho. Independente do período de afastamento, é o INSS quem arca com os custos do auxílio-doença do empregado doméstico.

Licença maternidade

A licença maternidade é o direito de afastamento por 120 dias corridos, após o nascimento do bebê. Durante o período de afastamento o recolhimento da Guia DAE deve ser feito normalmente.

Salário maternidade

O salário maternidade da empregada doméstica é um dos benefícios concedidos às gestantes durante à licença maternidade. Ele tem o propósito de garantir o auxílio financeiro às mulheres nos primeiros meses após o parto.

FGTS

O recolhimento do FGTS empregada doméstica é feito através da Guia DAE, junto com os demais encargos, a emissão da Guia é efetuada no próprio site do eSocial.

Aviso prévio

O aviso prévio é um instrumento jurídico que exige a comunicação formal do rompimento ou encerramento do contrato de trabalho. Essa é uma obrigação legal tanto do empregador quanto do empregado, e deve ser realizada em determinado prazo atempado.

Descomplique os assuntos domésticos, inscreva-se na newsletter do Hora do Lar para receber os melhores conteúdos que vão te auxiliar na gestão do cuidador de idoso.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.