...

Compreenda as Regras para o Pagamento do Salário Maternidade da Empregada Doméstica

O salário maternidade da empregada doméstica é um direito garantido por lei à todas as gestantes que possuem carteira assinada.

Por isso, os empregadores devem estar atentos para não restringir nenhum direito das suas empregadas domésticas. Assim, poderá evitar transtornos ou situações indesejadas exatamente num momento muito importante para sua funcionária.

Quer saber mais sobre o salário maternidade e quem paga esse benefício? Você encontra essas e outras respostas aqui. Confira!

Salário Maternidade da Empregada Doméstica

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Licença e Salário Maternidade

A licença maternidade é um direito assegurado pelo artigo 7º da Constituição Federal Brasileira à todas as mulheres gestantes que tenham carteira assinada. Inclusive as empregadas domésticas.

Esse período de afastamento tem a finalidade de proporcionar a mãe um período integral ao lado de seu filho. Além disso, há também o tempo necessário para os primeiros cuidados e acompanhamento do bebê.

O salário maternidade da empregada doméstica é um dos benefícios concedidos às gestantes durante à licença maternidade. Ele tem o propósito de garantir o auxílio financeiro às mulheres nos primeiros meses após o parto.

Valor do Salário Maternidade

O valor do salário maternidade da empregada doméstica será correspondente à sua última contribuição à Previdência Social.

No caso de a empregada ser registrada na carteira de trabalho, o valor do salário maternidade será equivalente ao seu salário mensal. Portanto, se a empregada doméstica recebe mensalmente um salário mínimo (R$ 954,00), o valor do salário maternidade será o mesmo.

Duração do Salário Maternidade

A duração do salário maternidade da empregada doméstica pode variar de acordo com a situação que deu origem ao benefício. Desse modo, o período de concessão do salário maternidade irá depender dos seguintes fatores:

  • 120 dias no caso de parto;
  • 120 dias no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, porém o adotado deverá ter no máximo 12 anos de idade
  • 120 dias, no caso de natimorto;
  • 14 dias, no caso de aborto espontâneo ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), a critério médico.

Pagamento do Salário Maternidade

O pagamento do salário maternidade da empregada doméstica é de responsabilidade do INSS por todo o período em que o benefício for concedido.

É importante frisar que o benefício só será disponibilizado às seguradas que estejam com a CTPS assinada, trabalhando até a data do afastamento e que tenham contribuído com a Previdência pelo menos 10 meses anteriores à data do requerimento do auxílio.

É possível fazer o requerimento do salário maternidade através do telefone 135, pela internet (site do INSS) ou em uma agência da Previdência Social.

Para fazer o requerimento do benefício é necessário apresentar os seguintes documentos:

Esse artigo foi útil para esclarecer suas dúvidas?

Se sim, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e aproveite para acompanhar o Hora do Lar no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.