...

Você Sabe Se a Empregada Doméstica pode Morar no Emprego? Confira as Regras Sobre o Assunto!

A empregada doméstica pode morar no emprego, desde que, o empregador cumpras as regras estabelecidas pela Lei Complementar 150 respeite a jornada de trabalho diária, férias, feriados e folgas.

Para cada empregador existe um tipo de necessidade diferente, alguns precisam que a doméstica pernoite no trabalho outro que ela resida com a família, como no caso de babás ou cuidadoras de idosos. Para o caso das domésticas que precisam morar no trabalho, a lei autoriza, mas o empregador precisa seguir a risca uma série de procedimentos.

Além disso, há uma diferença entre a empregada doméstica morar no local de trabalho e dormir por conta de contrato de trabalho. Por isso, entenda melhor se a doméstica pode morar no emprego e quais obrigações o empregador ganha com essa situação. Boa leitura!

Empregada Doméstica pode Morar no Emprego

A empregada doméstica pode morar no emprego?

Sim, empregada doméstica pode morar no emprego, desde que essa clausula esteja prevista em contrato e a doméstica esteja ciente da situação, caso contrário, ela não poderá morar no emprego, mas sim pernoitar de maneira esporádica.

É válido ressaltar que a jornada de trabalho da doméstica que reside no emprego, estipulada em contrato deve ser respeitada, assim como feriados nacionais ou regionais, folgas e férias. Desta forma, o empregador fica livre de possíveis multas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Pode haver descontos de alimentação no salário da doméstica que dorme no emprego?

Não, é vedado qualquer tipo de desconto referente a alimentação, produtos de limpeza, gasto de energia elétrica entre outros, no salário da empregada doméstica que dorme no emprego. Isso porque, partiu do empregador a iniciativa em contrato de querer que a doméstica residisse no trabalho, logo, não deve haver desconto.

O empregador pode solicitar que a doméstica durma no emprego esporadicamente?

Sim, o empregador pode solicitar que a doméstica durma no emprego, mas é importante que essa clausula esteja prevista em contrato desde o início da contratação. Caso seja uma necessidade que ocorra ao longo da relação empregatícia será necessário a elaboração de um novo contrato de trabalho.

E importante: sempre deve ser considerado o adicional de prontidão quando necessário, não esquecendo de cumprir corretamente a jornada de trabalho. Contudo, se não está previsto em contrato esse tipo de situação, a doméstica não tem a obrigação de pernoitar na residência.

Quais os direitos da doméstica que dorme no emprego?

A empregada doméstica que dorme no emprego tem garantido por meio da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) todos os direitos, visto que, a mesma tem carteira assinada e tem cadastro no eSocial Doméstico, sistema onde todos os tributos da relação doméstica são recolhidos.

A doméstica que dorme no emprego, além de ter que estar ciente dessa situação no momento da contratação, ou seja, essa cláusula precisa constar no contrato de trabalho, tem um direito a mais:

O adicional de prontidão deve ser pago para casos de exceção, no qual a doméstica está fora do seu horário de trabalho e é acionada para alguma função emergencial. Nesse caso, o empregador deve pagar  2/3 do valor da hora e o controle de registro de ponto deve ser feito corretamente.

Como funciona a jornada noturna para empregada doméstica?

No hora de contratar a empregada doméstica, seja para serviços gerais, cuidar de idosos ou uma babá, o empregador precisa ter em mente qual a sua real necessidade: alguém que durma no trabalho, caso necessário, esteja por perto ou alguém que cumpra a sua jornada durante o período noturno.

A jornada noturna é quando a doméstica é contratada para serviços específicos no horário da noite. Vale ressaltar que, mesmo com o contrato sendo de trabalho noturno, o pagamento do adicional noturno após às 22h e até às 5h continua sendo obrigatório.

A diferença de um contrato com adicional noturno é que não há adicional de prontidão, pois ela estará dentro do seu horário de trabalho caso algo aconteça no meio da madrugada.

Qual a necessidade do registro de ponto correto?

Como dissemos anteriormente, o adicional de prontidão pode ser pago à empregada doméstica que por algum motivo for acionada fora do seu horário de trabalho. Com isso, o empregador deve pagar 2/3 do valor da hora e, caso isso seja feito na madrugada, o adicional noturno também deve ser acionado.

Por isso, o controle do registro de ponto deve ser feito corretamente. Caso a doméstica não registre o ponto, o empregador não terá exatamente como calcular o tempo no qual o trabalho foi prestado para calcular os adicionais, correndo o risco de pagar a mais ou a menos no final do mês, além de estar descumprindo a legislação, que determina o registo de ponto quando a doméstica estiver prestando serviço.

Quer ajuda na gestão do controle de ponto?

A empregada doméstica pode morar no emprego ou dormir no local de trabalho durante alguns dias e isso tudo dependerá da necessidade de o empregador em manter a profissional por perto. Emergências podem acontecer, fazendo com que a empregada seja acionada fora do seu horário de trabalho e, nesse momento, lembrar do registro de ponto é fundamental.

Para isso, recomendamos que seja utilizada o aplicativo do Hora do Lar para controle de ponto. De forma que a doméstica possa, a partir de uma simples leitura com a câmera do celular em um QR Code, registrar todo tempo trabalhado. E o empregador consegue controlar pelo aplicativo as horas e todos os registros feitos.

Quer mais facilidade e segurança que isso? Não corra o risco de pagar o salário errado no final do mês, nem de deixar de cumprir e lei, lembrando que o registro de ponto é obrigatório! Conheça agora o HDL, e surpreenda-se.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.