...

Obrigações do Empregador Doméstico em Agosto: confira

As obrigações do empregador doméstico em agosto dizem respeito ao pagamento do salário e da guia DAE, referentes ao mês anterior, e o adiantamento do vale-transporte proporcional aos dias úteis de atividade do mês seguinte. Além disso, ele é responsável pelo registro de ponto.

O mês de agosto é relativamente tranquilo ao empregador doméstico, visto que suas responsabilidades são as mesmas dos demais meses. Com a ausência de feriados, o contratante não precisa se preocupar com grandes detalhes e novidades.

Contudo, não são apenas as obrigações financeiras que chamam a atenção do contratante. Por isso, é preciso se atentar a deveres como o controle de ponto da empregada, a fim de cumprir com a lei, além de simplificar toda a relação trabalhista.

Não se preocupe, o Hora do Lar te ajuda com todos os detalhes. Fique conosco até o final e descubra todas as obrigações do empregador doméstico em agosto. Boa leitura.

obrigacoes financeiras do empregador domestico no mes de agosto
As obrigações do empregador doméstico em agosto envolvem os pagamentos e adiantamentos, bem como o registro de ponto da profissional — Foto: Freepik.

Obrigações do empregador doméstico em agosto

As obrigações do empregador doméstico em agosto são:

  • Pagamento do salário;
  • Pagamento da Guia DAE do eSocial;
  • Adiantamento do vale-transporte.

Além disso, o contratante tem a responsabilidade de controlar o ponto da empregada doméstica. Ainda, caso sua empregada doméstica esteja retornando das férias, é preciso se atentar a alguns detalhes fundamentais.

07/08 — Pagamento de salário

O dia 07 de agosto é a data limite para o pagamento do salário da empregada doméstica no mês de agosto. Isso porque a profissional deve receber a remuneração no 5º dia útil do mês, que acontece na primeira segunda-feira. Lembre-se: o sábado conta como dia útil para o trabalho doméstico.

O salário da profissional é referente à prestação de serviços do mês anterior — neste caso, aos dias trabalhados em julho. Por isso, é crucial se atentar a ocorrência de faltas injustificadas, que impactam no valor do salário e devem ser descontadas.

Você pode se interessar:

 

Até 07/08 — Pagamento da Guia DAE

A Guia DAE é o documento de arrecadação dos tributos referentes à empregada doméstica. Com prazo de vencimento no dia 07 de cada mês, o contratante deve emiti-la através do eSocial Doméstico. Aqui, todos os valores vêm calculados conforme o salário informado na plataforma.

Através do pagamento da Guia, o empregador garante a legalidade da relação trabalhista. Afinal, os encargos presentes no documento são:

  • 8,0% de contribuição patronal previdenciária;
  • 0,8% de seguro contra acidentes do trabalho (GILRAT);
  • 8,0% de FGTS do empregador;
  • 7,5% a 14% de FGTS da empregada;
  • 3,2% de indenização compensatória (Multa do FGTS);
  • IRRF.

Então, até o dia 07/08, o contratante deve pagar a Guia DAE em casas lotéricas ou via PIX.

Confira: Como Emitir a Guia DAE do eSocial Doméstico? Guia Completo!

Até 31/08 — adiantamento do vale-transporte

O vale-transporte é um benefício oferecido à profissional para custear seu deslocamento diário entre a residência e o local de trabalho. Por isso, ele é concedido apenas às empregadas que não possuem meios de transporte próprios e, então, dependem do transporte público para se locomoverem.

Dessa forma, o vale-transporte é pago de maneira adiantada e proporcional ao total de dias de trabalho do mês seguinte — neste caso, para o mês de setembro. Afinal, o objetivo é viabilizar que a empregada realize o trajeto casa-trabalho diariamente.

Você pode se interessar:

Feriados do mês de agosto

Conhecer os feriados de cada mês do ano ajuda o empregador a se preparar da melhor maneira. Afinal, segundo a Lei 11.324/006, a empregada tem folga garantida nas datas de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Mas fique tranquilo. Por agora não há ao que se atentar, pois não há feriados nas obrigações do empregador doméstico em agosto. Afinal, o mês não conta com nenhuma dessas datas.

Você pode conferir o calendário completo aqui: feriados da empregada doméstica 2023: lista completa.

Dia dos Pais é feriado?

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de todo mês de agosto, mas a data não é um feriado nacional, regional ou mesmo municipal. Afinal, ele não é fixo em um dia, mas ocorre sempre aos dias de domingo — o qual é um dia de inatividade comercial.

Por isso, é comum que o DSR da empregada seja aos domingos, o que não afeta a data e sua comemoração.

Controle de ponto da empregada doméstica

O controle de ponto da empregada doméstica é uma das principais responsabilidades do empregador doméstico, conforme previsto pela Lei Complementar 150. Assim, deve-se registrar todos os horários de entrada, saída e pausas da profissional.

Para isso, existem 3 maneiras previstas por Lei:

  • Manual: o contratante disponibiliza uma folha ou planilha para a empregada anotar, à mão, seu ponto diário;
  • Mecânico: no local de trabalho, existe uma máquina própria para o registro de horários, mediante inserção do cartão de ponto da empregada;
  • Eletrônico: o empregador conta com um software especializado que registra as horas de trabalho em nuvem, além de contabilizar o total de horas normais e extras.

Mas como fazer o registro e controle de ponto da empregada doméstica da melhor maneira? Para isso, você pode contar com um aplicativo especializado: o Hora do Lar.

Com o aplicativo Hora do Lar, o registro de horários é feito de forma prática, segura e eficiente. A plataforma também contabiliza o total de horas normais e extras de forma automática, além de disponibilizar os registros diários e mensal, para você visualizar o total de horas de trabalho.

Confira todos os detalhes com estes artigos que o Hora do Lar preparou exclusivamente para você:

Baixe agora: Android | iOS.

Não perca mais nenhuma obrigação mensal

Nossa missão é auxiliar empregadores domésticos em todas as etapas da relação trabalhista: da contratação à rescisão de contrato, com segurança e eficiência.

Hora do Lar é um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.