...

Passo a Passo Para Prorrogação da Suspensão de Contrato da Doméstica

Atualizado em 08 de abril/2021: as informações a cima foram válidas para o ano de 2020.

No mês de maio foi aprovado pelo Congresso Nacional que a Medida Provisória 936 fosse prolongada por mais três meses. A partir daí diversos empregadores decidiram fazer prorrogação da suspensão de contrato da doméstica , mas não sabiam ao certo como funcionaria.

De modo geral a prorrogação pode ser feita em poucos passos, mas como já era de esperar, o empregador precisa cumprir algumas exigências para que tudo acontece nos conformes. Bora ver o passo a passo completo para a prorrogação? Fique com a gente e boa leitura!

Prorrogação da Suspensão de Contrato da Doméstica

O que fazer antes da prorrogação?

Antes de partir para a ação, é necessário informar a empregada doméstica com dois dias de antecedência sobre a prorrogação da suspensão de contrato ou redução de jornada e salário.

Caso seja aceito, o empregador deve fazer um acordo individual com a doméstica, estabelecendo as novas condições de prorrogação.

Como fazer a prorrogação da suspensão de contrato da doméstica?

  1. Acesse o site do Ministério da Economia e faça o login em “Já tenho cadastro”;
  2. selecione no menu a opção “Benefício emergencial”;
  3. clique em “Empregado doméstico” e em seguida em “alterar”;
  4. no campo “Adicionar dias” preencha com o número de dias, sendo o máximo permitido de 60. Se a primeira suspensão foi de 30 dias, o máximo de dias a serem acrescidos serão 30;
  5. clique em “salvar”.

Para conferir se o período de prorrogação está correto, basta verificar em “Histórico”, assim o empregador não comete nenhum erro no lançamento do sistema.

Se o empregador não suspendeu o contrato, mas sim optou pela redução de jornada e salário, basta fazer os mesmos passos citados acima para a prorrogação.

Após a prorrogação da suspensão de contrato é permitido demitir a doméstica?

De maneira prática a empregada tem o mesmo período de estabilidade a qual se acordou na prorrogação de suspensão de contrato. Funciona assim, antes de ter a prorrogação já houve uma prorrogação anterior, por exemplo de 30 dias.

Com isso, o período de estabilidade da doméstica, quando voltar a suas atividades, será o tempo total em que a mesma esteve com contrato suspenso, ou seja, de 60 dias, por conta da suspensão e da prorrogação da suspensão.

Passado o período de estabilidade, a doméstica pode ser demitida com ou sem justa causa, desde que o pagamento das verbas rescisórias ocorra de acordo com a lei.

 

É possível cancelar a prorrogação de contrato?

Sim, para os empregadores que optarem voltar as atividades normais e não prorrogar a suspensão de contrato ou a redução de jornada o cancelamento é uma possibilidade. Essa regra está prevista na MP 936:

O contrato de trabalho será restabelecido no prazo de 2 dias corridos, contado:

  • da cessação do estado de calamidade pública;
  • da data estabelecida no acordo individual;
  • da data de comunicação do empregador que informe ao empregado sobre a sua decisão de antecipar o fim do período de suspensão pactuado.

No caso do cancelamento, deve-se comunicar a doméstica com dois dias de antecedência para haver programação entre as duas partes.

Confira como fazer o cancelamento de contrato com o nosso artigo e evite pagar multas.

Já pensou em como pode ser simples a gestão doméstica?

Cuidar de tantos detalhes do contrato, principalmente, neste momento que estamos vivendo não é fácil, afinal são pequenas coisas que podem se tornar uma bola de neve.

Então conheça o Hora do Lar, a plataforma completa e inteligente para gestão de empregada doméstica. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão da profissional.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Não perca mais tempo e confira agora a solução definitiva para empregadores domésticos com planos ideais para seu lar. 

Então, faça seu cadastro e não perca mais tempo. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas em trabalho doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.