);

Atualizado em 08 de abril/2021: as informações a cima foram válidas para o ano de 2020.

No mês de maio foi aprovado pelo Congresso Nacional que a Medida Provisória 936 fosse prolongada por mais três meses. A partir daí diversos empregadores decidiram fazer prorrogação da suspensão de contrato da doméstica , mas não sabiam ao certo como funcionaria.

De modo geral a prorrogação pode ser feita em poucos passos, mas como já era de esperar, o empregador precisa cumprir algumas exigências para que tudo acontece nos conformes. Bora ver o passo a passo completo para a prorrogação? Fique com a gente e boa leitura!

Prorrogação da Suspensão de Contrato da Doméstica

O que fazer antes da prorrogação?

Antes de partir para a ação, é necessário informar a empregada doméstica com dois dias de antecedência sobre a prorrogação da suspensão de contrato ou redução de jornada e salário.

Caso seja aceito, o empregador deve fazer um acordo individual com a doméstica, estabelecendo as novas condições de prorrogação.

Como fazer a prorrogação da suspensão de contrato da doméstica?

  1. Acesse o site do Ministério da Economia e faça o login em “Já tenho cadastro”;
  2. selecione no menu a opção “Benefício emergencial”;
  3. clique em “Empregado doméstico” e em seguida em “alterar”;
  4. no campo “Adicionar dias” preencha com o número de dias, sendo o máximo permitido de 60. Se a primeira suspensão foi de 30 dias, o máximo de dias a serem acrescidos serão 30;
  5. clique em “salvar”.

Para conferir se o período de prorrogação está correto, basta verificar em “Histórico”, assim o empregador não comete nenhum erro no lançamento do sistema.

Se o empregador não suspendeu o contrato, mas sim, optou pela redução de jornada e salário basta fazer os mesmos passos citados acima que a prorrogação será feita.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Após a prorrogação da suspensão de contrato é permitido demitir a doméstica?

De maneira prática a empregada tem o mesmo período de estabilidade a qual foi acordado na prorrogação de suspensão de contrato. Funciona assim, antes de ter a prorrogação já houve uma prorrogação anterior, por exemplo de 30 dias.

Com isso, o período de estabilidade da doméstica, quando voltar a suas atividades, será o tempo total em que a mesma esteve com contrato suspenso, ou seja, de 60 dias, por conta da suspensão e da prorrogação da suspensão.

Passado o período de estabilidade, a doméstica pode ser demitida com ou sem justa causa, desde que o pagamento das verbas rescisórias ocorra de acordo com a lei.

Proposta-suspensao-temporaria-de-contrato

É possível cancelar a prorrogação de contrato?

Sim, para os empregadores que optarem voltar as atividades normais e não prorrogar a suspensão de contrato ou a redução de jornada o cancelamento é uma possibilidade. Essa regra está prevista na MP 936:

O contrato de trabalho será restabelecido no prazo de 2 dias corridos, contado:

  • da cessação do estado de calamidade pública;
  • da data estabelecida no acordo individual;
  • da data de comunicação do empregador que informe ao empregado sobre a sua decisão de antecipar o fim do período de suspensão pactuado.

No caso do cancelamento, a doméstica deve ser comunicada com dois dias de antecedência para que haja programação entre as duas partes.

Confira como fazer o cancelamento de contrato com o nosso artigo e evite pagar multas.

Já pensou em como pode ser simples a gestão doméstica?

Cuidar de tantos detalhes do contrato, principalmente, neste momento que estamos vivendo não é fácil, afinal são pequenas coisas que podem se tornar uma bola de neve.

Mas com a plataforma certa de gestão doméstica, todo trabalho que você, empregador, poderia ter nesses pequenos processos podem ser poupados. Por isso, a plataforma Hora do Lar te auxilia, desde a emissão dos documentos mensais até o acompanhamento dos processos na relação de trabalho.

Conheça mais da plataforma Hora do Lar e surpreenda-se com toda a facilidade da gestão doméstica. Seja digital, venha para o Hora do Lar.

Modelo-termo-de-suspensao-temporaria-de-contrato

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *