...

O Que é e Para que Serve o Termo de Rescisão Doméstico? Entenda a Importância para a Relação Trabalhista

Só os empregadores que estão fazendo ou vão fazer uma rescisão sabem a quantidade de detalhes que esse processo exige. São tantos cálculos e papeladas que podem deixar qualquer um confuso. Entre esses inúmeros procedimentos está o termo de rescisão doméstico.

Neste documento vão estar presentes informações da empregada doméstica e também sobre o contrato de trabalho. Mas é fundamental que o empregador saiba quais são os tópicos que devem integrar ou não o termo rescisório.

Leia este artigo até o fim e entenda mais sobre este importante documento que deve ser emitido durante o processo de rescisão da empregada.

termo de rescisão doméstico

O que é e para que serve o termo de rescisão doméstico?

O Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) é o documento que formaliza o fim da relação trabalhista. Resumindo serve para firmar a rescisão entre empregador e empregada doméstica.

Neste documento constam todas as informações da relação trabalhista. Desde os dados pessoais como RG, CPF, data de nascimento da empregada doméstica.

Da mesma forma que contém outros elementos importantes como a data de admissão e desligamento, as verbas rescisórias devidas e também os demais direitos que a empregada tem direito na rescisão.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais informações devem constar no termo de rescisão?

As pela empregada doméstica também devem estar presentes no termo de rescisão. Normalmente esses valores diz respeito a:

Descontos aplicados a rescisão contratual devem estar bem claros, a fim de que a empregada compreenda os valores que houveram dedução. Desta maneira o que pode ser descontado no termo é:

  • faltas do empregado;
  • vale-transporte;
  • descontos relacionados ao Imposto de Renda (se for o caso);
  • descontos relativos à Previdência Social.

Por fim, o empregador deve verificar se as informações apresentadas no sistema do eSocial estão corretas. Com o intuito de eliminar os erros do termo de rescisão doméstico.

Onde é feito o termo de rescisão doméstico?

Grande parte das mudanças que ocorrem na relação trabalhista devem ser feitas ou registradas no eSocial Doméstico. Este também é o caso do termo da rescisão de contrato.

Sobretudo fazer o procedimento é bem complexo, principalmente, porque o sistema do eSocial não faz o preenchimento automático das informações. É o próprio empregador doméstico que deve colocar os dados campo por campo.

Rescisão segura e com muito mais tecnologia

Decerto você já parou para pensar o quanto seria incrível não precisar fazer a rescisão de um empregado doméstico. Isso por que, são tantas etapas, processos e cálculos que chegam até cansar só de pensar.

Mas o empregador já conta com serviços de gerenciamentos de empregados domésticos que fazem a rescisão sem o empregador se preocupar em nenhum detalhe.

A plataforma de gerenciamento Hora do Lar calcula automaticamente as verbas rescisórias e ainda emite o termo de rescisão doméstico no eSocial, isso porque nosso serviço é integrado ao sistema do Governo.

O empregador acompanha todas as etapas da rescisão do seu empregado doméstico, através do exclusivo atendimento via WhatsApp que só o Hora do Lar tem.

Conheça a plataforma Hora do Lar e como podemos transformar a sua rotina doméstica com toda tecnologia e praticidade que nós desenvolvemos para você!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.