...

Diarista que Trabalha 2 vezes por semana deve ser Registrada?

Diarista que trabalha 2 vezes por semana deve ser registrada? Já que a Lei Complementar 150 não considera a diarista como empregada doméstica, ela não tem direito ao vínculo empregatício. Ou seja, você não precisa registrar a profissional no eSocial ou em Carteira de Trabalho.

A Lei das Domésticas, nome popular para a LCP 150, define como empregada doméstica a profissional que atua com frequência mínima de 3 dias semanais para o mesmo empregador. Nestes casos, a legislação reconhece que existe um vínculo empregatício entre as partes.

Contudo, pode ser que você apenas precise das atividades durante alguns dias, sem uma alta frequência semanal. Nestes casos, você pode contratar uma diarista — autônoma que presta serviços pontualmente e sem vínculo com o contratante. Tudo depende, então, da frequência semanal da profissional.

Mas qual é a diferença entre diarista e empregada doméstica? Diarista que trabalha 2 vezes por semana deve ser registrada?

Para te ajudar com todos os detalhes e acabar com todas as dúvidas, preparamos este conteúdo completo especialmente para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

diarista que trabalha 2 vezes por semana deve ser registrada
A diarista que trabalha 2 vezes por semana não precisa do registro no eSocial Doméstico ou na Carteira de Trabalho. Isso ocorre pois não se reconhece o vínculo trabalhista entre você e ela – Foto: Freepik.

Qual é a diferença entre diarista e empregada doméstica?

Por mais que o senso comum considere as diaristas e as empregadas domésticas como iguais, elas são diferentes entre si. A principal diferença é a frequência de prestação de serviço para o empregador.

Assim, considera-se diarista aquela que trabalha até 2 dias por semana para o mesmo contratante. Se ela cumprir suas atividades durante 3 dias ou mais, já é considerada empregada doméstica.

Dessa forma, ao ser uma empregada doméstica, você, empregador, precisa registrá-la em Carteira de Trabalho e no eSocial Doméstico. A categoria, regulamentada pela Lei Complementar 150, possui uma série de direitos trabalhistas garantidos.

Já a diarista é vista como um pressional autônoma, sem vínculo empregatício e sem amparo legal perante a Justiça do Trabalho. Dessa forma, ela não tem acesso aos direitos trabalhistas.

Diarista que trabalha 2 vezes por semana deve ser registrada?

Não, a diarista que trabalha até 2 dias por semana para o mesmo empregador não precisa ter registro em Carteira de Trabalho e no eSocial Doméstico, já que ela não tem direito ao vínculo empregatício. A prestação de serviços dessa profissional é autônoma e pontual.

Conforme a Lei Complementar 150, a empregada apenas deve ter registro se trabalhar pelo menos 3 vezes por semana na casa do empregador. Afinal, esta situação pressupõe o vínculo empregatício existente e firmado entre você e a trabalhadora. Segundo o texto legal:

Art. 1⁠º  Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.

Então, não há necessidade de registro em carteira, contrato de trabalho ou no eSocial Doméstico para aquelas que trabalham apenas 2 vezes por semana. A partir do 3° dia de serviço ou mais, ela passa a ser uma empregada doméstica e deve seguir todas as etapas de regularização.

Então, o que se leva em conta nada mais é que a quantidade de dias que a diarista trabalha na casa do empregador.

Leia mais:

Como fica o salário da diarista?

Por não ter registro, a diarista não precisa seguir valores de salário como o mínimo nacional ou regional.

O mais comum nestas situações é combinar um valor pelo dia de trabalho, em um acordo entre as partes. Em geral, a diarista determina o valor de seus serviços, uma vez que ela é autônoma.

Diaristas tem direitos trabalhistas?

O acesso aos diversos direitos, garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), é concedido aos trabalhadores com registro em carteira, como férias, 13° salário, licença, etc.

Dessa forma, por não ter carteira assinada, a diarista não tem direitos trabalhistas. Entretanto, é possível conseguir acesso aos direitos previdenciários mediante recolhimento do INSS como contribuinte individual.

Posso registrar a diarista?

Sim, o empregador pode registrar a diarista caso queira, mas ele não tem obrigação legal de regularizar a profissional que atua até 2 vezes por semana.

Além disso, há a alternativa da contratação de uma empregada doméstica em jornada parcial. Então, caso o empregador não precise do serviço em jornada integral, é possível solicitar a prestação de serviços por até 06 horas diárias.

Nesse caso, a carga horária não ultrapassa 25 horas semanais, sendo possível fazer somente 1 hora extra por dia.

Gestão completa e inteligente da empregada doméstica

Ao registrar a diarista, o empregador tem o benefício de ter provas e assegurar uma maior segurança perante ações trabalhistas. Entretanto, com o registro, o contratante também terá novas obrigações, como atenção da assinatura da carteira de trabalho, controle de ponto e inscrição no eSocial.

Realizar essa gestão e se atentar às obrigações não são tarefas fáceis, ainda mais em meio à rotina corrida do empregador. Afinal, são diversos detalhes, regras e tarefas para lembrar.

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. 

A ferramenta, integrada ao eSocial Doméstico, faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 33

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.