...

É Preciso Inserir o Vale-Transporte no eSocial Doméstico?

Ter todas as informações sobre a obrigatoriedade ou não em inserir o vale-transporte no eSocial Doméstico é mais uma medida que os empregadores devem tomar para evitar possíveis multas e surpresas.

 

 

De modo geral, a famosa dupla VT e VR – vale-transporte e vale-refeição – é um dos principais benefícios requisitados por quem procura emprego.

Por outro lado, para a categoria das empregadas domésticas, não é novidade que existem particularidades, devido à Lei Complementar 150.

Isso faz com que o direito ao VT possa ser pago até mesmo em dinheiro, por exemplo. Além disso, existe o eSocial Doméstico, também específico à categoria.

Assim, saber se é necessário colocar as informações a respeito do vale-transporte no eSocial Doméstico pode ser uma obrigatoriedade exigida para o empregador.

Mas e aí, o que você faria? De todo jeito, fique tranquilo, pois ao terminar de ler artigo do HDL você poderá até mesmo explicar o assunto para outros empregadores.

 

Vale-transporte no eSocial Doméstico

Como funciona o vale-transporte?

Em primeiro lugar, o vale-transporte é uma quantia que o empregado recebe a fim de cobrir o deslocamento diário entre sua casa e o local de trabalho.

Ou seja, é a resolução de um problema que muitos brasileiros encontram: o de “pagar para trabalhar”.

Em segundo lugar, é importante dizer que esse benefício só vale para as viagens relacionadas com o emprego em si, não importando a distância.

Assim, para ter direito ao benefício, a doméstica precisa demonstrar a necessidade do valor pedido. Isso é feito pelo preenchimento de um formulário com seus dados pessoais e os meios de transporte utilizados.

Além disso, também deve-se registrar o valor atualizado do bilhete e quantas vezes por semana ela comparecerá ao trabalho.

Caso não precise, deve assinar uma declaração com essa afirmação. Ter todo esse cuidado é essencial para evitar indevidas cobranças futuras.

O vale-transporte na prática

Caso uma empregada receba R$1.600,00 por mês, ela terá R$ 96,00 descontados do salário.

Portanto, a partir desse valor, receberá um cartão com todo o crédito para as viagens ou o valor integral em dinheiro.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O empregador precisa conceder vale-transporte?

O empregador precisa conceder o vale-transporte apenas se a empregada utilizar transporte público para trabalhar.

Porém, caso o empregador ofereça outros meios de transporte a ela, a obrigatoriedade do benefício é anulada.

As informações têm base na Lei 7.418/85, copiada abaixo.

Art. 1º Fica instituído o vale-transporte, que o empregador, pessoa física ou jurídica, antecipará ao empregado para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa, através do sistema de transporte coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual com características semelhantes aos urbanos, geridos diretamente ou mediante concessão ou permissão de linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente, excluídos os serviços seletivos e os especiais.

 

[…]

 

Art. 2º – O vale-transporte, concedido nas condições e limites definidos, nesta Lei, no que se refere à contribuição do empregador:

a) não tem natureza salarial, nem se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos;

b) não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;

c) não se configura como rendimento tributável do trabalhador.

Percentual de desconto

O percentual de desconto do vale-transporte do salário da doméstica é de 6%. Esse percentual incide sobre o salário bruto, sendo que horas extras e outros adicionais não entram na conta.

Agora, quando o vale-transporte da empregada for menor do que 6% de seu salário bruto, o valor real deverá ser descontado.

Já para os valores maiores do que 6% do salário bruto, o excedente é de responsabilidade do empregador.

É preciso inserir o valor do vale-transporte no eSocial Doméstico?

Sim, é necessário inserir o valor do vale-transporte no eSocial Doméstico. Ele geralmente é importado pelas seguintes verbas:

  • Vale-Transporte – Adiantamento pago em dinheiro [eSocial1550]
    “Valor pago antecipadamente ao empregado, em dinheiro, para custeio das passagens decorrentes do deslocamento residência-trabalho e vice-versa.”
  • Vale-Transporte – Desconto [eSocial5090]
    “Desconto referente à participação do empregado no custeio do vale-transporte (até 6% do salário contratual, limitado ao valor do benefício pago.”

Assim, é importante ter no contracheque a descrição do pagamento do adiantamento do vale-transporte e seus descontos.

Além disso, não há nenhuma tributação para encargos do INSS ou FGTS. Ou seja, o processo é apenas informativo, para registrar o pagamento do benefício.

Como o vale-transporte afeta os seus custos na gestão doméstica?

Como vimos, o vale-transporte e seu percentual de desconto são fatores importantes para o cálculo do salário da doméstica.

Ainda bem que, para facilitar a sua gestão, o Hora do Lar disponibiliza e-books, checklists e ferramentas exclusivas para a tarefa.

Por exemplo: com a calculadora de salário gratuita do HDL, você descobre em alguns cliques quanto custa seu funcionário por mês e também ao final de um ano!

 Não à toa, o Hora do Lar é a transformação digital do emprego doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.