...

O Que É e Como Funciona Estabilidade Prolongada no Emprego Doméstico? Veja Com Exemplos

A estabilidade prolongada no emprego doméstico acontece quando a doméstica já está em estabilidade mas, por algum motivo, tem que prolongar. Cabe ao empregador saber em quais situações a estabilidade se aplica.

Primeiramente, a estabilidade prolongada no emprego doméstico não é muito comum. Mas ela acontece, e existem diversas questões que rondam esse assunto.

Afinal, o que é? Como funciona? Em quais situações a PEC das domésticas considera como estabilidade?

Por isso, o Hora do Lar fez um artigo com o objetivo de tirar essas e outras dúvidas sobre a estabilidade prolongada no emprego doméstico. Então fique até o final e boa leitura!

Estabilidade Prolongada no Emprego Doméstico

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que a PEC das Domésticas considera como estabilidade?

Estabilidade é o direito da doméstica em permanecer no emprego sem ser demitida durante um período.

Em quais situações a empregada doméstica tem estabilidade garantida?

A empregada doméstica tem estabilidade garantida em quatro situações: licença maternidade, acidente de trabalho, pré-aposentadoria e afastamento por doença.

Licença maternidade

A PEC das Domésticas garante, especificamente, apenas estabilidade para a licença maternidade.

No seu artigo 25, diz: 

A confirmação do estado de gravidez durante o curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea “b” do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias

A alínea “b” do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, diz:

II – fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa:

(…)

b) da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Então, a licença maternidade garante a estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até 120 dias após o parto.

Além de mães que tiveram seus filhos por gestação, as mães que tiveram seus filhos por adoção também têm direito à estabilidade. Isso porque é necessário um período para adaptação da criança ou adolescente ao novo lar. 

Acidente de trabalho

Logo após a sua recuperação de um acidente de trabalho, a doméstica tem o direito a 1 ano de estabilidade, não podendo ter a rescisão de contrato.

É importante para o empregador saber exatamente o que fazer quando acontece um acidente de trabalho. E isso inclui desde o preenchimento do CAT para informar o INSS até o recolhimento previdenciário. Afinal, caso não faça da maneira correta, ele fica passível de multas e até mesmo processos trabalhistas.

Pré-aposentadoria

Na pré-aposentadoria a doméstica também tem direito à estabilidade. No entanto, a doméstica precisa comprovar ao empregador com protocolo e documentos comprobatórios que está nesse processo com um prazo de até 12 meses antes de se aposentar.

Além do mais, a demissão sem justa causa não pode ocorrer dentro do período fixado pela norma sindical, que normalmente vai dos 12 aos 24 meses anteriores à aposentadoria.

Afastamento por doença

O afastamento por doença acontece quando a doméstica não está em condições de exercer seus serviços. Então, ele pode durar dias, semanas e até mesmo meses. Tudo depende da quantidade de tempo que o atestado médico (legítimo, claro) dará a ela.

Portanto, durante esse período a doméstica tem estabilidade e não pode ter rescisão de contrato. 

Além disso, caso o empregador desconsidere o laudo médico, ele fica passível de consequências perante a Justiça do Trabalho.

Se a demissão for por justa causa, a estabilidade continua válida?

Não. Nos casos de rescisão de contrato por justa causa, a estabilidade prevista na Lei Complementar 150, MP 1045 ou na Previdência Social é anulada.

Logo, há também a possibilidade de rompimento do vínculo trabalhista durante a estabilidade: é o caso de quando a doméstica pede demissão.

Quem paga o afastamento da doméstica?

Existem duas situações: quando o afastamento é inferior a 15 dias e quando ultrapassar essa data. Sendo assim, caso o afastamento seja menor do que 15 dias, quem paga é o empregador.  Logo, ao passar dessa data, o responsável pelo pagamento é o INSS.

Como fica o recolhimento da guia DAE no afastamento pago pelo empregador?

A guia DAE vai conter os seguintes tributos:

  • FGTS – equivalente a 8%;
  • FGTS – reserva indenizatória da perda de emprego – 3,2% do salário do trabalhador (depósito compulsório);
  • seguro contra acidentes de trabalho – 0,8% ;
  • INSS devido pelo empregador – 8%;
  • INSS devido pelo trabalhador – varia de 8% a 11%;
  • imposto de renda pessoa física (se houver).

Como fica o pagamento da DAE durante o afastamento por doença?

Durante o afastamento por doença, o empregador não precisa realizar o depósito de FGTS ou recolher o INSS. Em suma, caso a doméstica fique afastada durante um mês inteiro, o empregador fica isento de quitar a guia DAE daquela data.

Além do mais, é importante dizer que somente para casos de licença maternidade e acidente de trabalho o empregador continua pagando o FGTS mesmo com o empregado afastado.

O que é e como funciona a estabilidade prolongada no emprego doméstico?

A estabilidade prolongada acontece quando a doméstica já está em estabilidade mas, por algum motivo, ela terá que ser estendida.

Como por exemplo: uma doméstica está em suspensão de contrato por 100 dias e quando retorna tem mais 100 dias de estabilidade. Então, nesse caso, vemos a estabilidade prolongada.

É possível demitir ou pedir demissão na estabilidade prolongada?

Assim como em todas as outras estabilidades, é possível pedir demissão na estabilidade prolongada.

Entretanto, caso o empregador demita a doméstica, ele terá que pagar todos os seus salários até a data fim da estabilidade. Logo, isso acontece porque a estabilidade se caracteriza justamente por ser um período em que a empregada tem o direito de não ser demitida.

O que muda com a MP 1045?

A MP 1045 foi uma das medidas criadas pelo governo como uma forma de combater os efeitos da covid-19. Através dela, foi possível:

  • redução proporcional de jornada de trabalho e salário;
  • suspensão temporária do contrato de trabalho;
  • pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda.

Além do mais, foram feitos acordos em que a União irá auxiliar os pagamentos dos colaboradores, afetando diretamente em sua estabilidade.

Já pensou em utilizar uma plataforma completa para gerenciar o emprego doméstico?

São muitas as questões que envolvem o emprego doméstico. Ainda mais com as frequentes mudanças na lei, é preciso estar sempre atento ao que acontece e saber exatamente o que fazer para evitar multas. Por isso, que tal contar com a tecnologia para ajudar?

Então conheça o Hora do Lar: ele gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão e ainda tem um app para controle de ponto eletrônico da sua doméstica. A plataforma mais completa que, ainda por cima, é integrada ao eSocial Doméstico.

Cadastre-se e experimente todas as vantagens de usar o HDL!


Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.