...

Limite de Horas na Jornada Parcial Doméstica: qual é?

O limite de horas na jornada parcial doméstica é de 25 totais e mais 1 hora extra por dia de trabalho. Além disso, se a jornada diária for superior a 4 horas, ela tem direito a uma pausa de 15 minutos. Assim, a profissional não pode trabalhar por mais que 6 horas/dia.

Ao admitir uma empregada doméstica, o contratante deve definir qual será sua jornada de trabalho. Conforme a Lei Complementar 150, conhecida como Lei das Domésticas, existem 3 tipos de jornada, que o empregador pode escolher. Contudo, cada uma possui suas regras e limites.

Então, se você optou pela contratação de uma empregada doméstica em regime parcial, já se perguntou qual é o limite de horas de trabalho dessa profissional? Conhecer esta quantidade máxima garante a legalidade da relação trabalhista, além de prevenir contra ações trabalhistas.

Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

limite de horas na jornada parcial domestica
O limite de horas na jornada parcial doméstica possui determinação legal, pela LCP 150, de até 25 horas semanais — Foto: Freepik.

Jornada parcial da empregada doméstica

A jornada parcial da empregada doméstica é um dos modelos previstos pela Lei Complementar 150, na qual a profissional presta serviços por até 25 horas semanais. O contratante, por sua vez, pode distribuir as horas de trabalho pela semana, de acordo com sua necessidade.

De acordo com a Lei das Domésticas:

Art. 3.º  Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda 25 (vinte e cinco) horas semanais. 
§ 1.º  O salário a ser pago ao empregado sob regime de tempo parcial será proporcional a sua jornada, em relação ao empregado que cumpre, nas mesmas funções, tempo integral. 
§ 2.º  A duração normal do trabalho do empregado em regime de tempo parcial poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente a 1 (uma) hora diária, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, aplicando-se-lhe, ainda, o disposto nos § 2.º e 3.º do art. 2o, com o limite máximo de 6 (seis) horas diárias. 

O salário da empregada em regime parcial é proporcional à sua carga horária. Portanto, é comum que ela receba menos que uma trabalhadora que atua por 8 horas diárias, em regime integral — afinal, ela presta serviços por um tempo menor.

Além disso, o empregador deve explicitar o caráter parcial da jornada de trabalho no contrato, na CTPS da profissional e no eSocial Doméstico. Assim, a contratação de uma doméstica em regime parcial segue as mesmas etapas que em regime integral.

Confira: Como Registrar Empregada Doméstica? 

Limite de horas na jornada parcial doméstica

O limite de horas na jornada parcial doméstica é de 25 horas por semana, sendo o máximo diário de 6 horas. Durante seu dia de trabalho, a empregada tem direito a uma pausa de 15 minutos, caso sua carga horária seja maior que 4 horas por dia,

Além disso, a jornada parcial prevê o limite de 1 hora extra diária, desde que não ultrapasse o limite de 6 horas de trabalho no dia.

Desse modo, caso o empregador precise de sua empregada por mais tempo, ele deve alterar sua jornada de trabalho para a integral (de até 44 semanais).

Regras para a jornada parcial da empregada doméstica

As principais regras para o regime parcial da empregada doméstica são:

  • Registro da jornada parcial no contrato, CTPS e eSocial Doméstico;
  • Limite de 6 horas/dia e 25 horas semanais;
  • Limite de 1 hora extra por dia de atividade (desde que não ultrapasse as 6 horas diárias)

Além disso, alguns detalhes da jornada parcial diferem da jornada comum. Afinal, elas são proporcionais às horas trabalhadas durante a semana.

Férias da empregada em regime parcial

Na jornada parcial, a quantidade de dias de férias da profissional é proporcional à sua carga horária semanal. Portanto, a proporção das férias na jornada parcial da doméstica fica:

Horas de trabalho semanaisTempo de férias
22 – 25 horas/semana18 dias de férias
20 -22 horas/semana16 dias de férias
15 – 20 horas/semana14 dias de férias
10 -15 horas/semana12 dias de férias
5 – 10 horas/semana10 dias de férias
Menos que 5 horas/semana8 dias de férias

Salário

O salário da empregada doméstica em jornada parcial é proporcional à sua carga horária. Para fazer o cálculo, o valor/hora da profissional é o mais importante. Afinal, basta multiplicar a quantidade de horas trabalhadas no período pelo salário/hora.

Em 2023, cada hora de trabalho vale, no mínimo nacional, R$6,00. Para fins de exemplos práticos, suponhamos que a empregada trabalha por 25 horas na semana. Neste caso, o cálculo fica:

  • 25 x 5 (semanas do mês, conforme reconhecido por lei) =
  • 125 x 6 =
  • R$750,00.

Além disso, você pode conferir como calcular o DSR (descanso semanal remunerado) aqui: Como Calcular DSR da Doméstica.

13.º salário

O 13.º salário é um direito de todo trabalhador CLT, inclusive da doméstica em jornada parcial. Logo, caso ela ainda não tenha completado 1 ano de serviço, o valor será proporcional aos dias trabalhados.

Bem como, a regra continua a mesma: a cada mês de trabalho a doméstica tem direito de mais uma fração de 1/12.

 

Faltas

As faltas seguem as mesmas regras da jornada integral. Então, apenas se abona as faltas nas seguintes situações:

  • Falecimento de pessoa próxima — 2 dias de folga consecutivos;
  • Casamento — 3 dias de folga consecutivos;
  • Doação de sangue — 1 dia de folga a cada 12 meses;
  • Alistamento eleitoral — 2 dias de folga, consecutivos ou não;
  • Licença-maternidade — 120 dias de folga consecutivos;
  • Licença paternidade — 5 dias de folga consecutivos;
  • Serviço militar — período necessário para cumprir o exigido;
  • Vestibular — dias necessários para realizar a prova;
  • Comparecimento em juízo — tempo necessário para a atividade;
  • Acompanhamento de consulta médica e exames em período de gravidez da companheira — 2 dias de folga;
  • Acompanhamento de filho de até 6 anos em consulta médica — 1 dia.

No caso de falecimento de pessoa próxima, os dias de folga começam a contar a partir do dia seguinte em que a pessoa veio a óbito.

Agora, caso a falta não tenha sido justificada nas razões listadas, é possível descontar o dia de trabalho do salário da doméstica.

[BÔNUS] Controle da jornada parcial da empregada doméstica

Garantir que sua empregada doméstica está cumprindo os horários de trabalho é fundamental. Assim, você se certifica de que a jornada parcial está nos parâmetros legais, e consegue remunerar a profissional de maneira adequada.

O controle de ponto da empregada doméstica é uma das principais responsabilidades do empregador, conforme previsto pela Lei das Domésticas. O contratante pode optar por 3 maneiras distintas: manual, mecânica ou eletrônica.

Mas e se você pudesse contar com uma plataforma especializada que, além de apenas registrar as horas normais e extras de trabalho, ainda calcula seu total por mês?

Conheça o Hora do Lar, a solução completa para registro de ponto via aplicativo, de forma prática e segura. Após disponibilizar um código QR para sua empregada escanear — através do aplicativo Hora do Lar – Funcionário — sempre que quiser abrir ou fechar o ponto.

Além disso, o Hora do Lar calcula automaticamente o total de horas de trabalho, tanto normais quanto extras.

Saiba mais: Aplicativo Hora do Lar: Confira 11 problemas que resolvemos.

Gestão da empregada doméstica

O Hora do Lar te ajuda em todos os processos do trabalho doméstico, para além do registro de ponto. Afinal, nosso objetivo é deixar as etapas da relação trabalhista mais práticas e seguras, para que você evite erros e inconsistências.

Há quase 10 anos, o Hora do Lar auxilia mais de 15.000 empregadores em todos os momentos. Tudo isso por meio de funcionalidades e ferramentas úteis, que simplificam a rotina de gestão das empregadas domésticas, como:

  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos anual;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e traga segurança e praticidade para sua gestão de empregadas domésticas. Cadastre-se agora mesmo!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.