...

Quais os cuidados ao registrar as férias no eSocial? Entenda aqui!

Registrar as férias no eSocial é essencial para que guia DAE seja emita com os valores corretos no mês que a empregada esteve afastada, como também para o Simples Doméstico ter todo o histórico da relação trabalhista.

eSocial já é uma prática real dentro das empresas. Trata-se de um programa elaborado pelo Governo Federal que reúne e armazena as informações relativas à contratação do empregado doméstico em um único espaço, conhecido como Registros de Eventos Trabalhistas.

Nesse sentido, o envio de informações referentes à concessão das férias no eSocial também é um dos principais pontos a serem abordados. Essa espécie de transmissão eletrônica de informes e relatórios busca reduzir a burocracia ao simplificar e otimizar a tarefa de prestar informações relativas às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas para o Governo.

Contudo, muitas empresas e contribuintes ainda têm dúvidas sobre como proceder durante o envio das informações por meio do Social. E isso é mais comum do que se pensa. Afinal, as recentes alterações na lei envolvendo a documentação e o cronograma de envio trouxeram mudanças referentes a esse procedimento.

Pensando nisso, vamos apresentar quais são os cuidados necessários ao registrar as férias do empregado doméstico no eSocial. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O eSocial

O eSocial é um projeto que faz parte do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED). Esse mecanismo busca a unificação digital de informações de caráter trabalhista, fiscal, previdenciário, entre outros, que estão armazenadas nos sistemas de entidades como o INSS, a Caixa Econômica Federal e demais órgãos públicos.

Essa ferramenta tem como intuito simplificar e reunir a entrega de esclarecimentos como DIRF, RAIS, SEFIP, entre outros, em um só sistema. Desse modo, há otimização de trabalho da equipe de RH ou do empregador e economia de tempo, que seria gasto com o preenchimento individual e a entrega desses documentos de maneira particular.

O direito às férias

A lei das domésticas estabeleceu o direito às férias remuneradas pelo período de 30 dias, acrescidas com o valor de um terço sobre o salário. No mesmo sentido, elas podem ser divididas em até 2 vezes, sendo que, pelo menos um deles, deve contabilizar 14 dias corridos, no mínimo.

A doméstica tem também a escolha de poder renunciar um terço do seu período devido de férias — o que corresponde a 10 dias. Desse modo, ela poderá converter esse intervalo em remuneração, o que equivalerá ao número de dias de férias que não foram tirados.

Ainda assim, é importante mencionar que a Reforma Trabalhista (lei 13.467/2017) regulamentou a previsão de que as férias pudessem ser divididas em até 3 períodos, sendo que um deles não poderá ser menor que 14 dias corridos, e os demais não poderão ser inferiores a 5 dias.

Contudo, como a lei das domésticas já versava sobre esse assunto, o entendimento é que o parcelamento das férias somente será aplicado às domésticas que tenham mais de 50 anos.

A necessidade de inserir corretamente as informações sobre férias no eSocial

É essencial que as empresas prestem conta sobre tudo o que envolve o trabalho do empregado doméstico. Isso deve ser realizado de forma detalhada e digital por meio do eSocial. Os assuntos relativos às férias (a data de início, o pagamento do adicional devido, etc.) devem ser incluídos e constar na guia do eSocial.

Por isso, é essencial preencher corretamente o eSocial e manter as informações atualizadas. Essa medida ajuda a conferir transparência ao procedimento e manter tudo organizado e devidamente registrado. Com isso, o empregador e o empregado doméstico conseguem manter um vínculo de confiança, sempre obedecendo à lei.

Ainda nesse sentido, com o eSocial a comunicação da saída de férias será obrigatória com até 30 dias de antecedência. Se essa norma não for obedecida, o empregador poderá sofrer punições. Confira o art. 135 da CLT:

A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo.

Assim, cada detalhe relativo às férias deve ser informado em tempo real, bem como a folha de ponto e eventuais ausências a serem descontadas. O intuito é reduzir as irregularidades que costumam acontecer em muitos locais de trabalho (divisão de férias além do limite permitido, tirar férias, mas continuar trabalhando ou então, emitir o aviso de férias retroativo, por exemplo)

ferias domestica

Os cuidados necessários ao registrar as informações no eSocial

Vamos apresentar, a seguir, os cuidados que devem ser tomados no momento de registrar e enviar as informações pelo sistema do eSocial.

Montar um planejamento eficiente

Antes de tudo, é importante definir o período de férias do empregado doméstico. Feito isso, deve ser calculado o valor relativo à remuneração e o adicional devido. Após, elas deverão ser comunicadas no eSocial.

Assim, logo no começo do ano, faça o planejamento do período em que o empregado doméstico poderá entrar de férias. Desse modo, você poderá se organizar melhor durante o tempo em que ele não estará desempenhando suas funções.

Fazer a comunicação das férias

É proibida a concessão de férias em data retroativa. Apesar de o aviso de comunicação de férias não ser transmitido para o eSocial, ele é obrigatório. Assim, o empregador deve comunicar as férias ao trabalhador com, no mínimo, 30 dias de antecedência, de modo que ele possa se planejar corretamente.

Pagar as férias com 2 dias de antecedência

O empregado doméstico tem direito de receber a remuneração das férias em até 2 dias antes do seu início. Caso o pagamento aconteça após esse dia, o empregador terá o dever de pagar o valor em dobro, incluído o terço constitucional (Súmula 450 TST).

Não permitir que o empregado trabalhe no período das férias

O empregado não pode trabalhar durante o período relativo às férias. Em regra, de acordo com a Reforma Trabalhista, as férias podem ser concedidas em:

  • 30 dias corridos;
  • dividida em 3 períodos. Contudo, um deles não poderá ser menor que 14 dias e os demais não podem ser inferiores a 5 dias corridos;
  • 20 dias de descanso + 10 dias referentes ao abono pecuniário.

Estar atento com a questão do vencimento das férias

É essencial acompanhar o vencimento das férias do empregado doméstico para que não se acumulem 2 períodos de descanso. Caso isso aconteça, haverá a incidência de multa. No mesmo sentido, se as férias forem fracionadas em até 3 períodos, é necessário obter a concordância e autorização do empregado.

Assim, o empregado deverá informar as férias por meio do eSocial da seguinte forma:

  • período de afastamento (S-2230) — deve ser enviado até o dia 07 do mês subsequente;
  • remuneração referente às férias (S-1200) e pagamento das férias (S-1210) — devem ser enviados até o dia 07 do mês posterior à sua ocorrência.

A comunicação das férias no eSocial é um dever de todo empregador. Trata-se de um cuidado que assegura que os direitos do empregado estão sendo devidamente cumpridos e respeitados e as informações estão sendo enviadas com a transparência necessária.

Tudo com Um Só Clique

Com a evolução da tecnologia surgiram plataformas especializadas em gerenciar as demandas relacionadas ao emprego doméstico para facilitar a vida dos empregadores.

Com o Hora do Lar esse processo longo e complicado fica totalmente simplificado, na plataforma o empregador só deverá selecionar ou o botão “clique aqui para adicionar férias” (no caso da primeira férias da empregada doméstica) ou em “novo lançamento”.

Após isso o empregador só deverá selecionar o período das férias e a quantidade de dias e pronto! Nossa plataforma já automatizará todo o resto!

Uma das plataformas mais sofisticadas e que torna o processo mais automatizado, o Hora do Lar oferece desde a etapa de cadastro, controle de ponto, entrega de documentos mensais e mesmo a regeração de guias DAE do eSocial não pagas no vencimento, um processo bastante prático e rápido, facilitando e tornando tudo mais seguro para o empregador doméstico.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.