...

Rescisão Indireta no Emprego Doméstico: guia completo!

A rescisão indireta no emprego doméstico funciona como uma justa causa cometida pelo empregador, quando ele tem alguma atitude danosa e prejudicial para com a empregada. Assim, esse tipo de recisão apenas acontece judicialmente. Os direitos da empregada são os mesmos da rescisão sem justa causa.

A rescisão da empregada doméstica pode acontecer por uma série de motivos, que determinam o tipo de rescisão. Por isso, em meio a toda a agitação do dia a dia, o desligamento da funcionária deixa tudo mais delicado e deve ser tratado com atenção e cuidado.

Um dos tipos é a rescisão indireta no emprego doméstico. Em geral, muitos trabalhadores e contratantes não sabem do que se trata, o que pode trazer surpresas aos empregadores.

Quer saber tudo sobre a rescisão indireta no emprego doméstico? Não se preocupe, o Hora do Lar te ajuda em todos os detalhes e informações. Continue conosco até o final e boa leitura.

rescisao indireta no emprego domestico
Guia completo com todos os detalhes sobre a rescisão indireta da empregada doméstica – Foto: Freepik

O que é rescisão indireta no emprego doméstico?

A rescisão indireta é a quebra de contrato por parte do empregado quando o empregador comete algum ato grave contra ele, classificando então como justa causa.

Ou seja, ocorre quando o empregador deixa de cumprir a sua parte do contrato de trabalho, de forma que empregado pode pedir demissão através da rescisão indireta.

Contudo, a rescisão indireta no emprego doméstico só é válida quando declarada de maneira judicial. Por isso, o empregado deve recorrer à justiça para oficializar esse tipo de demissão.

O que a lei considera como rescisão indireta?

A lei considera como rescisão indireta atos graves cometidos contra o empregado. Portanto, confira o que o Artigo 27 Lc nº 150 de 01 de Junho de 2015 diz:

Parágrafo único. O contrato de trabalho poderá ser rescindido por culpa do empregador quando:

I – o empregador exigir serviços superiores às forças do empregado doméstico, defesos por lei, contrários aos bons costumes ou alheios ao contrato;

II – o empregado doméstico for tratado pelo empregador ou por sua família com rigor excessivo ou de forma degradante;

III – o empregado doméstico correr perigo manifesto de mal considerável;

IV – o empregador não cumprir as obrigações do contrato;

V – o empregador ou sua família praticar, contra o empregado doméstico ou pessoas de sua família, ato lesivo à honra e à boa fama;

VI – o empregador ou sua família ofender o empregado doméstico ou sua família fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

VII – o empregador praticar qualquer das formas de violência doméstica ou familiar contra mulheres de que trata o art. 5o da Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006.

Então, caso o empregador cometa algum dos atos listados acima, o empregado pode recorrer à rescisão indireta.

Verbas rescisórias na rescisão indireta

Em caso de rescisão indireta no emprego doméstico, a trabalhadora tem direito às seguintes verbas rescisórias:

Então, neste caso, a doméstica tem os mesmos direitos que na rescisão sem justa causa. As únicas diferenças, portanto, são os motivos e as maneiras.

Cálculo de rescisão indireta

O cálculo de rescisão indireta deve ser feito de maneira semelhante à rescisão sem justa causa. Então, a fim de te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou tudo para você:

Saldo de salário

O saldo de salário é o valor correspondente à quantidade de dias trabalhados no mês da demissão. Ou seja, deve-se contar apenas os dias trabalhados, e não o mês todo.

Sendo assim, para calcular o saldo de salário:

  • Divida o salário por 30;
  • Multiplique pela quantia de dias trabalhados no mês (considerando também os dias corridos).

Este é o valor referente ao saldo de salário da empregada doméstica no mês da rescisão.

Férias vencidas e proporcionais

As férias vencidas ocorrem quando o empregador deixa de oferecer o devido período de descanso depois do término do período concessivo. Ou seja, é quando a empregada não tira férias durante 1 ano, depois de seus 12 primeiros meses de trabalho.

Neste caso, o empregador deve pagar o valor das férias em dobro.

Já as férias proporcionais devem ser pagas em todos os casos, independente de tempo de serviço. Elas são calculadas em 1/12 avos para cada mês trabalhado, e sob este total adiciona-se ⅓ constitucional.

Por exemplo: uma empregada que entrou no serviço em janeiro e foi demitida em julho do mesmo ano deve receber o equivalente a 7 meses de férias proporcionais.

Contudo, atenção: o mês só começa a contar para cálculo do período aquisitivo quando a doméstica trabalha por 15 dias, corridos ou não. Então, se ela começou seus serviços no dia 20 de janeiro, esse mês não entrará no cálculo das férias proporcionais.

13° salário proporcional

O cálculo do 13° salário começa em janeiro e termina em dezembro. Então, caso a demissão tenha acontecido no meio desse tempo, o 13° será proporcional aos meses trabalhados.

Entretanto, é importante lembrar sobre o período aquisitivo que falamos mais acima: o mês só conta se o funcionário trabalhou por no mínimo 15 dias, corridos ou não.

Multa do FGTS 

A multa do FGTS é recolhida todos os meses pela guia DAE, com alíquota de 3,2% sobre o salário. Dessa forma, o pagamento é feito de forma adiantada e o valor total das verbas rescisórias acaba diminuindo.

Saiba mais: Multa de 40% do FGTS da Empregada Doméstica: confira!

Seguro-desemprego

Pela rescisão indireta, o empregado tem direito de receber o seguro-desemprego. Porém, ele precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Trabalhado por, no mínimo, 15 meses nos últimos 24 meses;
  • Ter pelo menos 15 contribuições ao INSS e 15 recolhimentos ao FGTS como trabalhador doméstico;
  • Não receber nenhum benefício da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte;
  • Não ter renda própria para seu sustento e de sua família.

Cumprindo todas essas condições, o empregado pode solicitar o seguro-desemprego.

Você pode se interessar: Seguro-Desemprego do Empregado Doméstico: guia completo!

Descontos no cálculo de rescisão

Além desses pontos, existem alguns descontos que merecem atenção para calcular a rescisão indireta. 

O desconto mais comum é o recolhimento do INSS do trabalhador, que incide sobre as verbas salariais. Além disso, efetua-se descontos referentes ao vale-transporte, salário-família, retenção do Imposto de Renda e faltas.

Como fica o aviso prévio na rescisão indireta no emprego doméstico?

O aviso prévio será determinado pelo juiz. Afinal, não há como a empregada e/ou o empregador anteciparem o evento.

Em geral, o aviso prévio nesta situação é o indenizado – ou seja, o empregador paga 30 dias equivalentes ao mês de trabalho.

Ajuda especializada na rescisão da empregada doméstica

O momento de rescisão sempre é delicado para ambos os lados. Mas quando se trata da rescisão indireta no emprego doméstico, o empregador deve tomar ainda mais cuidado para não correr o risco de outras ações trabalhistas.

Por isso, que tal contar com a ajuda de uma plataforma especialista em emprego doméstico, que te ajuda a fazer a rescisão da empregada sem erros e sem burocracias?

O Hora do Lar é a solução completa e inteligente para gestão de trabalhadores domésticos. Nós atuamos no mercado há mais de 5 anos, e te ajudamos a deixar toda a rotina de gerenciamento mais rápida, fácil e automática.

Tudo isso através de funcionalidades únicas e exclusivas que só o Hora do Lar tem, como:

  • Cálculo automático de rescisão e outros encargos e adicionais;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Controle de ponto;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e junte-se a mais de 7500 empregadores domésticos que contam com a melhor gestão de seus lares. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.