Para saber como registrar faltas e atrasos de empregada doméstica, é preciso fazer o controle de ponto diário, com anotação dos horários de entrada e saída da profissional. Atualmente, existem sistemas que descomplicam o registro, como o Hora do Lar que abre e fecha o ponto da doméstica pelo scan de um QR Code único.
No decorrer da relação trabalhista, a ocorrência de faltas e atrasos é comum. Afinal, são diversas situações que podem fazer com que a doméstica chegue mais cedo ou mais tarde no trabalho, ou até tenha que se abster das atividades no dia. Contudo, o empregador precisa estar preparado e saber como proceder nestas situações.
Conforme as determinações da Lei Complementar 150, a marcação de ponto diário é obrigatório e de responsabilidade do empregador, que deve disponibilizar os devidos meios para a empregada anotar seus horários de entrada e saída — manual, mecânico ou eletrônico. Além disso, o controle de ponto auxilia em diversas obrigações e responsabilidades do empregador.
Então, para te ajudar a entender como registrar faltas e atrasos de empregada doméstica da melhor maneira, preparamos este conteúdo completo especialmente para você. Continue conosco até o final e boa leitura.
Acesso rápido
O que fazer em caso de falta e atraso da empregada?
No dia a dia de trabalho, pode ocorrer de a empregada doméstica chegar atrasada ou se ausentar completamente do dia de trabalho. Saber como proceder nestas situações é importante ao empregador.
Caso se tornem eventos frequentes — por exemplo, a empregada se atrasar constantemente —, a primeira atitude do contratante deve ser a orientação para chegar no horário acordado, mediante uma conversa entre as partes para entender o motivo dos atrasos. Se, ainda assim, a atitude não mudar, o empregador pode adverti-la e, em situações mais extremas, recorrer à rescisão contratual por justa causa.
Lembre-se que, segundo a legislação trabalhista, há uma tolerância de 10 minutos diários de atraso, sem acarretar descontos no salário da empregada.
Além disso, as mesmas orientações valem para as faltas injustificadas da empregada, mas com reflexos diretos no salário da doméstica. Afinal, o empregador pode descontar os dias não trabalhados, desde que ela não justifique a falta.
A chave é a comunicação: converse e questione a empregada sobre as justificativas e se existem documentos que abonam a ausência ou atraso. Se continuar ocorrendo, oriente a profissional sobre como proceder e, em caso de recorrência constante, aplique advertências e, em casos mais extremos, recorra à rescisão por justa causa.
Saiba mais: Desconto de Faltas no salário da empregada doméstica: confira.
Motivos que abonam faltas da empregada doméstica
- Em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica;
- Em virtude de casamento;
- Em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana;
- Em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;
- Até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva;
- No período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar;
- Nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior;
- Pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo;
- Pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.
Como registrar faltas e atrasos de empregada doméstica?
Para registrar faltas e atrasos de empregada doméstica, o empregador deve realizar o controle de ponto diário. Sistemas como o Hora do Lar simplificam o registro de horários diário, deixando a rotina da profissional e do empregador muito mais prática, automática e segura.
Segundo a Lei Complementar 150, o empregador pode registrar o ponto da empregada de três maneiras:
- Manual: anotação à mão dos horários de trabalho diários, em uma planilha, folha ou livro de ponto. É o método mais comum, mas pouco prático ao empregador, que precisa calcular manualmente os horários trabalhados, faltas e atrasos do período.
- Mecânico: marcação de horários por uma máquina, localizada no local de trabalho e mediante inserção de um cartão de ponto. Contudo, mesmo que seja mais prático que o manual, os custos de instalação e manutenção constantes são elevados.
- Eletrônico: registro a partir da identificação individual, como fatores biométricos da empregada — impressão digital e/ou reconhecimento facial — e aplicativos. Com softwares especializados, como o Hora do Lar, os dados ficam armazenados em nuvem, com poucas chances de manipulação e fraude nos registros — trazendo uma segurança maior ao empregador e à empregada.
Você pode se interessar:
Registre faltas e atrasos da empregada doméstica com o Hora do Lar
O Hora do Lar é a solução que você, empregador, precisa para descomplicar o registro de faltas e atrasos da empregada doméstica. Muito além disso, nós descomplicamos toda a gestão de domésticas ao empregador, reunindo processos importantes da relação trabalhista em uma única plataforma.
Com o Hora do Lar, as domésticas abrem e fecham seu ponto em tempo real, escaneando um Código QR. Assim, ela não precisa preencher nenhuma folha de ponto ou bater cartão em uma máquina.
Em caso de ajustes, a empregada envia a solicitação ao empregador, que aprova ou rejeita diretamente na plataforma.
Aqui, um detalhe importante: você não precisa lançar as faltas e atrasos no Hora do Lar, visto que contabilizamos automaticamente com base no ponto diário registrado pela profissional.
Acessível via qualquer navegador web ou dispositivo móvel, a plataforma par ao empregador contabiliza automaticamente as horas trabalhadas pela doméstica, extras ou normais, além das faltas e atrasos ou saídas antecipadas.
Além disso, mensalmente emitimos a folha de ponto detalhada para você. Assim, você pode visualizar a frequência de sua empregada, horas trabalhadas, pausas, faltas, entre outros — o que permite decisões precisas e cálculos assertivos.
Leia também:
- Hora do Lar: aplicativo para controle de ponto de doméstica.
- Hora do Lar é bom? Veja as funcionalidades.
- Como funciona o app do Hora do Lar? Confira.
Descomplique a gestão da sua empregada doméstica
O processo de como registrar faltas e atrasos de empregada doméstica se torna muito mais simples com o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:
- Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
- Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
- Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
- Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
- Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.
Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planos e cadastre-se agora para começar.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?