...

Qual O Valor Das Férias De Empregada Doméstica? Saiba Como Calcular Da Forma Certa

O valor das férias de empregada doméstica varia de acordo com cada caso, e é importante para o empregador saber sobre o assunto para realizar esse procedimento da forma correta, evitando multas.

 

Assim que se aproxima a data de 1 ano de trabalho, é comum surgir dúvidas na cabeça do empregador, como por exemplo sobre qual o valor das férias de empregada doméstica.

São muitas as variáveis que permeiam essa quantia, por isso o Hora do Lar preparou um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto para calcular da forma certa. Então fique até o final e boa leitura!

Valor das férias de empregada doméstica

Como funcionam as férias da empregada doméstica?

Assim como qualquer outro trabalhador de carteira assinada, a empregada doméstica que completou 12 meses de trabalho tem direito a gozar férias. Além disso, esses dias devem ser pré-acordados com o empregador, que deve conceder um valor pelo período de descanso.

Por outro lado, também é possível conceder férias antes da empregada completar um ano de trabalho, utilizando o conhecido esquema de dias proporcionais aos meses trabalhados. Esse procedimento pode ser feito desde que seja pago o valor integral.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Qual o valor das férias de empregada doméstica?

O valor das férias de empregada doméstica é a soma dos seguintes fatores:

  • adiantamento do salário referente ao período de gozo;
  • adicionais médios do período aquisitivo (horas extras, adicional noturno etc);
  • um terço constitucional sobre a soma dos itens acima.

Por fim, com a soma dessas quantias, o empregador tem o valor a ser pago como férias para a empregada doméstica.

É importante prestar atenção ao IRRF (Imposto de Renda Retido a Fonte) pois, dependendo do valor a receber, é necessário calcular e abater essa taxa, conforme a tabela do Governo. A base de cálculo é o valor líquido total do recebido, já abatido o INSS.

O cálculo é o mesmo para as férias parciais?

Sim, o cálculo é o mesmo para as férias parciais, porém os dias são proporcionais.

Como funciona o pagamento das férias da empregada doméstica?

O pagamento das férias deve ser feito de forma antecipada, ou seja, em até dois dias antes do período concessivo. Então se o empregador atrasar a remuneração, ele ficará exposto a ações trabalhistas.

Após o término do gozo de férias, a empregada não receberá o valor integral de seu salário, apenas o proporcional aos dias do mês em que trabalhou.

Agora, em relação aos encargos descontados no recibo, deve-se aplicar a alíquota do INSS (que em 2021 é de 7,5% a 14%), tabelada anualmente alterada pelo Governo.

A empregada pode vender suas férias?

Sim, a empregada pode vender apenas 10 dias das suas férias. Esse procedimento se chama abono pecuniário, e é o ato de trocar os dias de descanso por uma quantia de dinheiro a mais.

Ele funciona da seguinte forma: a empregada recebe os dez dias de forma integral, e quando retorna recebe também os 10 dias trabalhados.

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT):

Art. 143. É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

§ 1º O abono de férias deverá ser requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo.

§ 2º Tratando-se de férias coletivas, a conversão a que se refere este artigo deverá ser objeto de acordo coletivo entre o empregados, e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concessão do abono.

Art. 144.  O abono de férias de que trata o artigo anterior, bem como o concedido em virtude de cláusula do contrato de trabalho, do regulamento da empresa, de convenção ou acordo coletivo, desde que não excedente de 20 (vinte) dias do salário, não integrarão a remuneração do empregado para os efeitos da legislação do trabalho e da previdência social.

O abono pecuniário é possível perante a lei, entretanto, deve-se atentar a como utilizar esse recurso da maneira correta.

Como funciona o abono pecuniário?

O abono pecuniário é um direito garantido por lei, portanto, é de comum acordo por de liberdade do empregado em aceitar.

Não é possível realizar a venda integral das férias da doméstica: a legislação trabalhista permite a venda de, no máximo, 10 dias.

Para que a empregada usufrua do abono pecuniário, ela deve solicitar ao empregador antes do agendamento das férias.

Como inserir o valor das férias de empregada doméstica no eSocial?

O eSocial já calcula automaticamente todo o período, basta apenas conferir e inserir o valor das médias de horas extras quando ocorrer e inserir o valor.

Confira um passo a passo de como realizar esse processo manualmente:

  • entre no eSocial Doméstico e clique no menu “Trabalhador”;
  • selecione a opção “Férias” e selecione a empregada que irá gozar do período de descanso;
  • clique na matrícula da empregada;
  • selecione o período aquisitivo das férias;
  • preencha todos os campos com detalhes sobre o acordado entre vocês;
  • clique em “Programar Férias”;
  • informe a data de pagamento das férias;
  • por último, escolha se quer gerar recibo ou não.

Caso você identifique algum erro de cálculo ou de informação no Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), a folha de pagamento deverá ser reaberta para corrigir os valores antes de emitir um novo documento.

É dever do empregador manter o eSocial Doméstico atualizado com todas as informações sobre seu vínculo empregatício com a empregada, incluindo registrar o valor das suas férias. É um procedimento complexo e trabalhoso, mas não deixe de realizá-lo de forma completa seguindo as normas vigentes.

Como fazer esse procedimento de forma automática?

O eSocial veio para facilitar a vida do empregador, mas muitos de seus procedimentos são trabalhosos e ocupam muito tempo para realizá-los.
Graças à tecnologia, é possível fazer esse e diversos outros processos de forma automática através de plataformas de gestão. É o caso do Hora do Lar, uma plataforma completa de gestão do empregado doméstico.

O HDL é a plataforma mais completa que, integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão e ainda tem um app para controle de ponto eletrônico do seu empregado. Cadastre-se agora mesmo!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.