...

Saiba Como Inserir a Suspensão de Contrato da Doméstica no Meu INSS do Jeito Certo e Se Livre de Multas!

Inserir a suspensão de contrato da doméstica no Meu INSS é um dos requisitos para garantir a validade do processo e a estabilidade da empregada, porém quando ela não é feita da maneira correta acaba gerando grandes prejuízos para o empregador.

Para evitar dores de cabeça, o empregador deve garantir que todo o processo foi feito de forma transparente com a empregada e de acordo com as atuais regras estipuladas pelo governo.

O Hora do Lar reuniu aqui tudo e mais um pouco com o que você precisa saber sobre como inserir a suspensão de contrato da doméstica no Meu INSS de acordo com as mais novas atualizações. Fique até o final e boa leitura!

Inserir Suspensão De Contrato Da Doméstica No Meu INSS

Importância da suspensão de contrato

A suspensão de contrato da empregada doméstica foi elaborada como uma das diversas medidas que foram criadas para tentar reduzir o impacto social da covid-19.

Desde 2020 esse processo foi altamente solicitado por empregadores e empregadas que não quiseram colocar um fim nos seus contratos, e em 2021 houve o lançamento da Medida Provisória 1.045 no Diário Oficial da União (DOU), trazendo mais questões essenciais.

Só para esse ano foram destinados cerca de R$ 10 bilhões ao Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), auxiliando milhares de domésticas pelo Brasil inteiro.

Suspensão de contrato da doméstica

A suspensão de contrato da doméstica é o ato de suspender o serviço da doméstica por um período de tempo. Durante essa pausa o empregador não precisa pagar a remuneração e nem o eSocial e a doméstica recebe seu salário através do governo, em uma quantia baseada no seguro-desemprego.

Esse procedimento é realizado quando o empregador não quer fazer a rescisão do contrato mas não tem verbas para manter a empregada, e deve ser efetuado através de um acordo de comum vontade entre os dois.

Acordo de suspensão de contrato da doméstica

O acordo de suspensão de contrato da doméstica é individual, ou seja, entre empregador e empregada. Por ser um acordo individual, não é obrigatório, então está tudo bem caso uma das partes não concorde com a suspensão.

Ele deve ser executado por escrito, com antecedência de no mínimo dois dias úteis antes da vigência e inserido no portal do Meu INSS e eSocial. Nele, devem constar o tipo de regime escolhido e o percentual ou a suspensão integral de contrato.

Não é necessário fazer o registro dessa anotação em carteira de trabalho e, durante esse período, a empregada terá estabilidade garantida pelo governo.

Estabilidade da doméstica

A estabilidade da empregada doméstica é garantida pelo governo e equivale aos dias da suspensão. Exemplificando: caso o empregador e a empregada suspendam o contrato de trabalho por 90 dias, quando esse tempo acabar devem ser concedidos mais 90 dias de estabilidade.

Passo a passo para lançar a suspensão de contrato no meu INSS

O passo a passo para lançar a suspensão de contrato no Meu INSS é:

  • acesse o site do Ministério da Economia e entre na sua conta (caso não tenha uma, realize seu cadastro);
  • vá na “Área do Trabalhador” e clique em “Benefício Emergencial”;
  • pressione em “Empregador Doméstico” e selecione o nome da empregada (caso não apareça nenhum, clique em “Novo Trabalhador Doméstico”);
  • complete com os dados da empregada e as informações do benefício;
  • por último, clique em “Cadastrar”.

Depois de seguir todos esses passos, a suspensão de contrato já foi lançada no Meu INSS. Fazer esse procedimento da maneira correta é muito importante para evitar dores de cabeça no futuro.

Consequências em não lançar a suspensão de contrato no Meu INSS

Caso o empregador não lance a suspensão de contrato no Meu INSS, a empregada não terá a estabilidade, garantida a ela por direito. Então o empregador terá que realizar o pagamento de todos os encargos que seriam suspensos acrescido de multas, além de ficar passível a processos trabalhistas.

Para não ter prejuízos financeiros, o melhor é fazer todos os procedimentos da maneira correta e com o apoio de especialistas, como o Hora do Lar, por exemplo.

Conte com um suporte de especialistas

O Hora do Lar é uma plataforma completa de gestão do emprego doméstico integrada ao eSocial Doméstico. Nela, é possível gerar cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão… E ainda existe um app para controle de ponto eletrônico da sua empregada.

Além de tudo isso, você ainda conta com o suporte de time de especialistas via WhatsApp para auxiliar em qualquer assunto relacionado a emprego doméstico.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.