...

Gerenciamento da Cozinheira: faça o melhor!

Fazer um bom gerenciamento da cozinheira requer o cuidado e atenção do empregador. É preciso se atentar ao corpus legal que rege a categoria, garantindo os direitos da cozinheira. Para deixar tudo mais fácil e evitar inconsistências, conte com o Hora do Lar.

Ao admitir uma cozinheira para seu lar, o contratante se depara com uma série de deveres. Afinal, com a chegada de uma nova funcionária, você se torna um empregador doméstico — e, por isso, recebe todas as obrigações legais de um.

Contudo, com as novas responsabilidades em uma rotina corrida, é comum que dúvidas e dificuldades apareçam. Neste cenário, uma gestão eficiente da profissional fica comprometido, colocando o empregador em risco e pode levar a prejuízos e problemas com a Justiça do Trabalho.

Então, para te ajudar com todos os processos, o Hora do Lar preparou este artigo completo. Fique conosco até o final e confira uma maneira segura, prática e automática de fazer o melhor gerenciamento de cozinheira. Boa leitura.

gerenciamento da cozinheira
Para fazer o melhor gerenciamento da cozinheira, o empregador pode contar com o Hora do Lar. Nós garantimos sua segurança, otimizamos seu tempo e simplificamos sua rotina – Foto: Freepik.

Importância de um bom gerenciamento da cozinheira

Manter uma cozinheira em seu lar não é uma tarefa simples. Afinal, ao admitir uma nova trabalhadora, você se depara com uma série de responsabilidades e obrigações legais.

Por isso, fazer uma boa gestão de sua cozinheira é fundamental para manter a legalidade da relação trabalhista, além de garantir todos os direitos trabalhistas e evitar ações e processos legais.

Assim, se atentar aos seguintes pontos é essencial para um bom gerenciamento da cozinheira:

  • Registro da trabalhadora — elaboração do contrato de trabalho, assinatura da CTPS e cadastro no eSocial Doméstico;
  • Controle de ponto — registro das horas de trabalho e cumprimento da jornada estipulada;
  • Pagamento — cálculo de todos os devidos encargos, com incidência dos adicionais e descontos;
  • Garantia dos direitos trabalhistas;
  • Anotação e lançamento de eventos e ocorrências no eSocial.

Ufa, deu para perceber que não é uma tarefa simples e nem rápida, não é? Então, vamos dar uma olhada mais a fundo em cada um deles:

Registro e regularização da cozinheira

No momento de admissão de uma cozinheira, o empregador tem 3 responsabilidades principais:

  • Elaborar o contrato de trabalho;
  • Assinar a CTPS;
  • Registrar a trabalhadora no eSocial Doméstico.

Cumprir com estas etapas garante a legalidade da atividade, além de garantir os direitos da cozinheira. Por isso, para evitar processos trabalhistas, é essencial que o empregador regularize a trabalhadora.

Para saber mais, confira:

Jornada de trabalho da cozinheira

O empregador define a jornada de trabalho da cozinheira no momento de admissão. A legislação trabalhista prevê 3 tipos de jornada possíveis:

  • Integral: de até 08 horas diárias e 44 semanais, prevê pausa intrajornada de 1 a 2 horas e possibilidade de cumprir até 2 horas extras por dia;
  • Parcial: até 06 horas de atividade diárias e 25 semanais, com 15 minutos de pausa se a carga horária do dia for superior a 04 horas. Além disso, só se pode cumprir 1 hora extra;
  • 12×36: a cozinheira trabalha 12 horas por dia e folga as 36 seguintes. Não há possibilidade de hora extra, e o intervalo durante a jornada deve ser de 1 a 2 horas.

Horas extras e adicionais noturnos

Todas as horas de atividade para além de sua jornada usual são consideradas horas extras da cozinheira. Em dias úteis, o empregador deve remunerá-la em, pelo menos 50% a mais em seu valor/hora. Entretanto, se o serviço ocorrer em feriados ou dias de DSR, o adicional é de 100% – ou seja, o dobro do valor/hora usual.

Já o adicional noturno é o incidente de 20% a mais sobre as horas trabalhadas entre as 22:00 e as 05:00 da manhã. Caso não faça parte da jornada firmada em contrato, o empregador deve incidir, também, o adicional de hora extra.

FAQ: Quantas horas uma cozinheira trabalha por dia?

O empregador estabelece a carga horária de uma cozinheira no momento da admissão, e de acordo com suas próprias necessidades e demandas familiares. Contudo, conforme as determinações legais, a cozinheira tem limite de 08 horas de trabalho diárias e 44 semanais.

Leia também: Quantas horas Empregada Doméstica pode trabalhar?

Pagamento da cozinheira

O momento de pagamento da cozinheira é um dos mais delicados. Afinal, não se trata apenas de pagar o valor bruto firmado em contrato, uma vez que diversos valores e encargos incidem sobre o valor líquido.

Por isso, no pagamento da cozinheira, o contratante deve considerar:

  • Horas extras e adicionais noturnos;
  • Vale-transporte;
  • INSS e FGTS;
  • Férias e 13° salário — se houverem;

Além disso, não se esqueça de fazer o pagamento da Guia DAE, o documento do eSocial Doméstico que reúne todos os encargos trabalhistas referentes à sua funcionária.

Você pode se interessar:

Garantia dos direitos de uma cozinheira

A cozinheira possui uma série de direitos trabalhistas dispostos em Lei, aos quais tem acesso mediante assinatura de sua carteira de trabalho e registro no eSocial. Assim, os principais direitos da cozinheira são:

  • Contrato de trabalho;
  • Registro no eSocial Doméstico e assinatura da Carteira de Trabalho;
  • Salário;
  • Jornada de trabalho e horário de almoço;
  • DSR;
  • Hora extra e adicional noturno;
  • Vale-transporte;
  • 13° Salário e férias;
  • INSS e FGTS;
  • Aviso prévio;
  • Benefícios e auxílios — salário-família, seguro-desemprego, licença-maternidade, etc.

O empregador, por sua vez, deve garantir o pleno acesso da cozinheira aos direitos trabalhistas. Lembre-se de, além registrar a funcionária, o empregador deve pagar alguns destes direitos todos os meses, como o INSS e o FGTS.

Anotação e lançamento de eventos e ocorrências no eSocial

Sempre que houver um evento ou ocorrência, como férias, 13° salário ou acidente de trabalho, o empregador deve registrá-lo no eSocial e, assim, informar ao Governo Federal.

Afinal, é dessa forma que o empregador garante a legalidade de todos os processos, garantindo que nada passe despercebido pelas partes.

Confira: Lançar Férias no eSocial: Veja o Passo a Passo.

Controle de ponto da cozinheira

Fazer o controle de ponto da cozinheira é uma responsabilidade do contratante, prevista pela Lei Complementar 150 (Lei das Domésticas). O empregador, assim, possui 3 formas de fazer o registro de horários de trabalho: manual, mecânico e eletrônico.

A cozinheira deve registrar todos os seus horários de entrada, pausa e saída. Assim, contabiliza-se o total de horas normais, extras e noturnas de trabalho, para que o contratante remunerar de maneira correta.

Além disso, com o controle de ponto, é possível garantir que o trabalhador está cumprindo devidamente sua jornada de trabalho, além das eventuais faltas que geram descontos.

Aplicativo para controle de ponto da cozinheira

Que tal contar com um aplicativo próprio para o registro de ponto da cozinheira? Conheça o Hora do Lar, um software especializado para marcação de ponto eletrônico da cozinheira.

Com HDL, a cozinheira registra seus horários de trabalho via QR Code, disponibilizado pelo contratante. Em questão de segundos, o ponto está ativo e contabilizado em tempo real. Além disso, a partir de todos os horários lançados na plataforma, o software calcula automaticamente o total de horas normais e extras trabalhadas no dia e no mês.

Eliminando as chances de erros e inconsistências do ponto manual e os altos custos de instalação e manutenção do ponto mecânico, o Hora do Lar oferece um controle prático, simples e eficiente para ambos os lados da relação trabalhista.

Saiba mais:

Plataforma para Gerenciamento da Cozinheira

Em meio a tantos detalhes e regras para lembrar, em meio a uma rotina corrida e agitada, é comum que o empregador sinta dificuldades em fazer uma boa gestão de sua funcionária. Contudo, a falta de atenção pode trazer erros e inconsistências que, por sua vez, trazem prejuízos e problemas.

O Hora do Lar é a solução que você precisa para fazer o melhor gerenciamento da cozinheira, ao longo de toda a relação trabalhista. Com tecnologia, inteligência e inovação, o Hora do Lar te auxilia nos mais diversos processos de gestão, reduzindo as chances de erros e inconsistências em até 98%.

O Hora do Lar otimiza seu tempo, simplifica sua rotina de empregador e facilita todas as etapas e obrigações, garantindo sua segurança legal e privacidade de todas as informações. Afinal, há quase 10 anos no mercado, nós ajudamos mais de 15.000 empregadores a garantir mais segurança e praticidade à rotina de gerenciamento, por meio de funcionalidades e ferramentas como:

  • Controle de ponto automático, via aplicativo;
  • 100% de integração e comunicação com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de salário e demais verbas e encargos;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Simplifique o gerenciamento da cozinheira com o Hora do Lar e descubra tudo o que podemos fazer por você. Cadastre-se agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.