...

Quais as funções de uma babá? Veja responsabilidades

Saber quais as funções de uma babá é muito importante, sobretudo se você considera a admissão de uma para seus filhos. Ela deve cuidar e oferecer assistência a bebês e crianças, prezando pelo bem-estar, saúde, higiene, alimentação, recreação, lazer e cultura. Além disso, ela atua no desenvolvimento físico, emocional e motor do pequeno.

quais as funcoes de uma baba
As funções de uma babá dependem das necessidades de cada família e criança e, por isso, devem ser definidas junto aos familiares – Foto: Freepik.

Com o dia a dia corrido dos familiares, muitas famílias optam pela contratação de uma babá para os cuidados com seus filhos. Dessa forma, além de evitar que os pequenos fiquem sozinhos durante os períodos de ausência dos pais, a babá contribui — e muito — para o desenvolvimento da criança.

Mas quais as funções de uma babá? O que ela faz e como ela ajuda na rotina da criança?

Se você está pensando em contratar uma babá, saber destes detalhes é fundamental, além de contribuir para a escolha da melhor profissional para sua família e para uma boa relação trabalhista em geral.

Então, para te ajudar com todos os detalhes, preparamos este conteúdo completo especialmente para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

Quais as funções de uma babá?

As funções de uma babá variam conforme as necessidades de cada família e criança, mas centram-se nos cuidados e na assistência em atividades diversas durante o dia.

As babás se responsabilizam pela atenção ao bem-estar, alimentação, saúde, higiene, educação, lazer, cultura da criança. Além disso, ela promove atividades recreativas para estimular o desenvolvimento físico, emocional e motor do pequeno.

Então, em geral, podemos listar como são as tarefas de uma babá:

  • Para bebês, preparar mamadeiras e cuidar da alimentação em períodos nos quais os pais estão ausentes;
  • Propôr e realizar brincadeiras e passeios;
  • Incentivar a realização de atividades educativas;
  • Elaborar relatórios sobre a rotina da criança para os pais;
  • Ajudar em atividades escolares;
  • Controlar o tempo e os horários diários da criança;
  • Monitorar o sono do pequeno;
  • Estimular a criatividade, imaginação e o desenvolvimento;
  • Planejar refeições, preparar comida e/ou alimentar as crianças, conforme as instruções dos pais;
  • Limpar e lavar a louça após cada refeição;
  • Acompanhar a criança em eventuais atividades extracurriculares;
  • Ajudar com o dever de casa;
  • Organizar brinquedos em áreas de lazer e quartos;
  • Conforme as instruções dos pais, cuidar da medicação das crianças quando necessário.
  • Caso solicitado e necessário, dar banho em bebês e supervisionar o banho das crianças.

As babás são empregadas domésticas contempladas e amparadas pela Lei Complementar 150/2015, registradas com código de CBO 5162-05.

Quais habilidades e competências uma babá deve ter?

Antes de escolher uma babá para contratar, é importante avaliar as competências da profissional. Dessa forma, você consegue escolher a que melhor se enquadra em suas necessidades, evitando problemas futuros.

Dessa forma, as principais competências que uma babá deve ter são:

  • Adaptabilidade das atividades aos interesses e personalidade da criança;
  • Comunicação;
  • Maturidade emocional;
  • Flexibilidade;
  • Organização;
  • Entusiasmo e energia;
  • Tolerância;
  • Capacidade de exercer múltiplas tarefas.

Como contratar uma babá?

Após a escolha da profissional, é hora de seguir com a contratação. A legislação prevê três etapas de formalização da atividade da babá, sendo:

  1. Elaboração do contrato de trabalho;
  2. Assinatura da CTPS;
  3. Registro no eSocial Doméstico.

Para te ajudar, preparamos este guia completo:

Quais são as responsabilidades de uma babá?

Assim como suas funções, as responsabilidades de uma babá dependem diretamente das necessidades pessoais de cada criança e das solicitações dos pais.

Em geral, podemos listar como responsabilidades de uma babá:

Garantia do bem-estar físico e emocional da criança

Enquanto estiver com a criança, a babá se responsabiliza pelo bem-estar do pequeno — tanto físico quanto emocional.

Para as questões psicológicas, lembre-se que a comunicação dos menores continua em fase de desenvolvimento. Então, atente-se e busque entender suas necessidades emocionais e como atendê-las da melhor forma para seu desenvolvimento. Lembre-se de ser paciente e se mostrar presente para a criança.

Além disso, no que tange à integridade física do pequeno, preze pela sua segurança e evite atividades que possam machucar e causar danos maiores.

Atividades diversas

O estímulo da imaginação, criatividade e do desenvolvimento de habilidades vêm por meio de atividades. Portanto, a babá deve prezar pela organização e idealização de tarefas que estimulem o pequeno em áreas diversas.

Cumprir com a rotina da criança e da família

A babá deve seguir todos os horários e agenda pessoal da criança e da família, conforme passado previamente pelos pais. Além disso, ela deve se atentar aos horários da própria criança, como momentos de soneca, banho, alimentação, tarefa de casa, entre outros.

Alimentação

Durante o dia, a babá se responsabiliza pela alimentação da criança — seja no preparo das refeições, caso previamente acordado e definido pelos pais, ou apenas no oferecimento da comida já pronta.

Lembre-se de alinhar com a profissional se existem restrições alimentares, quais alimentos não se deve oferecer e outros detalhes relacionados à alimentação.

Banho e vestimenta

Tratando-se de uma pessoa de fora da família, muitos pais podem preferir que a babá não dê banho na criança. Por isso, deixe bem claro quais são os limites e responsabilidades da profissional neste sentido.

A babá pode fazer funções de empregada doméstica?

A babá não pode fazer funções de uma empregada doméstica geral, visto que seu cargo não corresponde com tais tarefas. Mesmo que a babá se enquadre na categoria de trabalho doméstico, suas atribuições diárias devem corresponder ao cargo registrado.

Conforme a Classificação Brasileira das Ocupações (CBO), define-se como tarefa de babá:

“Cuidam de bebês e crianças, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.”

Portanto, você não pode contratar uma babá e solicitar que ela realize serviços de manutenção da casa, como limpar a residência. Então, atente-se à atribuição de funções para sua babá, respeitando os limites de seu cargo.

Babá recebe hora extra e noturna?

Sim, as babás têm direito a receber pelas horas extras e noturnas trabalhadas, com os devidos adicionais. Afinal, por ter um contato direto e mais próximo à criança, pode ser que seus serviços sejam solicitados em horários extraordinários à jornada usual.

Assim, a profissional deve receber um adicional de 50% sobre cada hora extra trabalhada em dias úteis, e 100% de acréscimo em dias de feriado e DSR.

As horas noturnas, por suas vez, são as exercidas entre as 22:00 e as 05:00, com incidência de 20% a mais sobre o valor/hora usual.

Você pode se interessar:

A babá pode viajar com o empregador?

Sim, a babá pode viajar com o empregador e sua família, sobretudo para acompanhar e oferecer os cuidados adequados para a criança. Mas, neste caso, as despesas relacionadas a transporte, alimentação e hospedagem, bem como passagens, são de responsabilidade do contratante.

A babá apenas precisa arcar com os custos enquanto estiver fora de seu horário de trabalho.

Saiba mais: Babá pode acompanhar o empregador em viagem?

Faça a melhor gestão de sua babá

Atentar-se a quais as funções da babá é apenas uma das suas responsabilidades enquanto empregador doméstico. No dia a dia, você se depara com diversas obrigações para garantir a regularidade da relação trabalhista.

Para te ajudar, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. 

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planos e cadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.