);

Para comprovar pagamento de salário no emprego doméstico, o empregador deve emitir o recibo de pagamento. O documento deve conter todos os valores pagos e descontados, além de ser assinado por ambas as partes.

 

Ser empregador doméstico não é uma tarefa fácil, já que são várias obrigações e deveres a serem lembrados todos os meses. E uma das mais importantes, tanto para o empregador quanto para sua empregada, é o pagamento de salário.

Todos os meses, ao pagar sua funcionária, é muito importante que o empregador emita o recibo de pagamento e peça para ela assinar, assim como ele deve fazer. Esta é a melhor forma de comprovar pagamento de salário no emprego doméstico.

Quer saber um pouco mais sobre como fazer isso? Não se preocupe, o Hora do Lar te ajuda! Fique conosco até o final e boa leitura!

comprovar pagamento de salario no emprego domestico

Como comprovar pagamento de salário no emprego doméstico?

Caso seja preciso comprovar pagamento de salário no emprego doméstico, a melhor maneira é com o recibo de pagamento.

O documento deve ser emitido para todos os salários que a empregada doméstica receber, a fim de que registrá-los.

Assim, o recibo evita problemas com a empregada e com a justiça, uma vez que prova que ambos os lados estavam presentes no momento do pagamento.

O que é o recibo de pagamento da empregada doméstica?

Recibo de pagamento é o documento emitido pelo empregador que registra todos os valores a pagar e descontar no pagamento da empregada doméstica.

O documento deve ser feito em duas vias, uma que fica com o empregador e outra que permanece com a empregada. 

E o mais importante: ambas as partes devem assinar as duas vias.

Assim, é possível comprovar pagamento de salario no emprego doméstico! Tanto o empregador e a empregada ficam cientes de todos os encargos pagos e descontados.

Por isso, é indispensável descrever as verbas que estão sendo pagas. Assim, é de extrema importância apresentar a folha de ponto, que comprova todos os valores, como horas extras, adicional noturno e outros.

Então, o recibo de pagamento também deve ser descritivo com todas as verbas e reflexos.

Como emitir o recibo de pagamento da empregada doméstica?

O empregador doméstico deve gerar e emitir o recibo de pagamento da empregada doméstica pelo eSocial Doméstico.

Para isso, o empregador precisa encerrar a folha de pagamento do mês, com todos os valores registrados e confirmados.

Então, basta ir até a competência fechada e clicar em “Recibos”. Assim, o download do documento será feito, e o empregador poderá imprimi-lo.

Ou seja, todo este processo é feito de forma automática pelo eSocial, mas pode se tornar ainda mais simples com o Hora do Lar. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Modelo de recibo de pagamento da empregada doméstica

Mesmo que o eSocial emita o documento, ainda é possível que o empregador faça o seu.

Será preciso algumas informações, o que pode dar um trabalho a mais para o empregador, além de sua atenção para que erros não sejam cometidos.

Por isso, o Hora do Lar também preparou um modelo de recibo de pagamento da empregada doméstica para você conferir!

Por que é importante comprovar o pagamento de salário no emprego doméstico?

O emprego doméstico é uma categoria profissional prevista por lei. Ou seja, as pessoas que atuam neste ramo possuem proteção e amparo legal, bem como direitos estabelecidos.

Por isso, a PEC das Domésticas , e o empregador pagar e garantir os direitos da empregada doméstica da devida forma.

Isso porque, caso não estejam, a empregada pode recorrer à justiça e começar uma ação trabalhista contra seu empregador.

Um dos direitos essenciais e mais importantes para a empregada doméstica é o salário mensal, referente ao mês de serviços que ela prestou.

O salário bruto é o valor establecido no momento da contratação, e ele pode sofrer acréscimos – como os adicionais legais – e descontos – como o vale-transporte.

Todos estes valores devem estar comprovados, e seu recebimento deve ser reconhecido. Assim evita-se problemas com a empregada e com a justiça. Por isso, é muito importante comprovar pagamento de salario no emprego doméstico.

Afinal, o recibo é a prova deste reconhecimento, e de que tudo está sendo devidamente pago.

Hora do Lar para gestão da empregada doméstica

O Hora do Lar possui um sistema único e com tecnologia de ponta que automatiza todos os processos para o empregador doméstico. Para isso, tudo o que o empregado precisa fazer é registrar seu ponto pelo aplicativo Hora do Lar!

A partir de uma ação simples como essa, processos e obrigações como os cálculos de encargos e a emissão de folha de pagamento são feitos sem que o empregador se preocupe ou tenha dificuldades. 

Ainda, a plataforma lança todas as informações da folha no eSocial, além de gerar a Guia DAE, já que os dois sistemas estão 100% integrados entre si. Se você ainda está se perguntando o que mais o Hora do Lar faz, então precisa conhecer o controle e geração de documentos de férias e do 13° salário da empregada doméstica.

Viu? Todos os processos se tornam automáticos e simples com o Hora do Lar, que envia todos esses documentos para o seu e-mail ou no aplicativo Hora do Lar Empregador, para Android e IOS, seguindo a frequência em que eles são emitidos.

Você também tem direito a cálculos de rescisão, retificação de verbas rescisórias, termos de acordo, contrato de trabalho, regularização retroativa do eSocial (disponível no plano anual) entre outras diversas vantagens. 

Por isso, o HDL oferece a segurança que o empregador precisa para evitar atrasos e multas, além de contar com um canal de suporte para esclarecimentos de dúvidas através do WhatsApp ou e-mail.

Quer trazer mais praticidade e segurança para sua gestão doméstica?

Então teste o Hora do Lar por 30 dias grátis e faça parte dos mais de 15 mil empregadores que contam com a solução ideal para seu dia a dia!

 

Categorias: Outros

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments